Defesa Civil implanta Projeto Agente Mirim em Córrego do Ouro

17/03/2006 09:51:16 - Jornalista: Catarina Brust

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceira com a secretaria Municipal de Educação (Semed), está implantando o Projeto Agente Mirim, na Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro. A partir da próxima terça-feira, dia 21, 40 estudantes da 7ª e 8ª série, vão passar seis semanas aprendendo noções de Defesa Civil, civismo, segurança no lar e em vias públicas, prevenção de incêndios, etc. O curso terá aulas teóricas e práticas que serão ministradas na própria escola, às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.

- O projeto piloto vai ser implantado nesta escola porque ela tem espaço disponível, além de ser na região serrana do município, mais afastada e com poucos recursos, esclarece Bruno Mussi, coordenador de Doutrina e Treinamento da Comdec e criador da estrutura do projeto Agente Mirim.

Os pais e responsáveis pelos estudantes reuniram-se com a equipe da Defesa Civil, nesta terça-feira (14), para esclarecer dúvidas sobre o que é ser Agente Mirim. Durante o curso, os alunos terão noções de primeiros socorros, identificação de áreas com risco de deslizamentos, como lidar com o lixo, além de oficinas práticas identificando riscos que possam prejudicar a comunidade onde vivem.

- A idéia é que esses estudantes possam ser voluntários da Defesa Civil na comunidade e também participar de eventos em Macaé, onde eles poderão ajudar também outras localidades. Esse conhecimento adquirido poderá ser utilizado para o resto da vida deles, ressalta Bruno Mussi.

O professor e diretor adjunto da Escola Municipal Pedro Adami, Sebastião Carlos de Menezes, explica que os alunos foram selecionados pelo desempenho escolar, incentivando os mais aplicados. “Além disso, também selecionei alguns estudantes que não estão indo bem na escola, até para desafiá-los”, disse Sebastião.

O coordenador do Projeto Agente Mirim em sala de aula, De Souza, esclarece que além de ganharem um uniforme de agente mirim, os estudantes também participarão de visitas. “Iremos ao Quartel Central e ao Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro(no Centro do Rio), ao Zoológico, ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) e ao Circo de Trânsito, montado na Macaé Trânsito e Transporte.

Em 2006, o projeto será implantado em mais três escolas, dentro da grade de ensino da secretaria Municipal de Educação. Em maio e junho, o Agente Mirim será realizado no CIEP Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto; em agosto e setembro no Colégio Municipal do Botafogo, e em outubro e novembro, no CIEP Maringá. O projeto prosseguirá em 2007 em outras escolas do município.

- Os estudantes que vão participar do curso também serão preparados para agirem num “Plano de evacuação para sinistros”. Eles serão líderes dentro da escola, encaminhando os outros estudantes para não gerar pânico, responsável por outros problemas secundários, esclarece Bruno Mussi.

Marli de S. Farias, dona de casa, e tia de Graciele, estudante de 14 anos, da 7ª série, achou ótima a idéia do curso. “É muito bom. Agora, vai depender dela aproveitar o que for ensinado durante as aulas”, explicou Marli.