A Defesa Civil de Macaé promoveu, nesta segunda (29), Dia Estadual de Redução de Desastre, uma ação especial no Ciep Municipalizado Maringá (Campo D´oeste). A ação faz parte do Programa de Preparação para Emergência e Desastre.
A iniciativa envolveu alunos e profissionais da escola, que receberam orientações de prevenção para desastres e emergência e risco de incêndio. Um dos destaques foi a simulação de evacuação da escola, em caso de desastre e acidente.
Durante a ação, que contou com 8 agentes da Defesa Civil e 10 voluntários, os estudantes e funcionários da unidade também receberam informações específicas quanto à saída organizada da escola em caso de emergência, com regras estabelecidas pela Defesa Civil. Na oportunidade foi apresentado como é o trabalho dos agentes diante de situações adversas.
A Defesa Civil Municipal segue com o objetivo de consolidar a cultura de prevenção, integrando a comunidade e o poder público. De acordo com o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, o objetivo é atender outras unidades com esta iniciativa, ampliando, assim, a ação. “Queremos mobilizar a comunidade escolar com orientações de como proceder e o atendimento adequado diante de situações como deslizamento, alagamento e incêndio. A prioridade é destacar a prevenção e segurança”, pontua.
A Secretaria Adjunta de Defesa Civil conta com agentes treinados que atuam em ações de prevenção a riscos, preparação para emergências, respostas aos desastres e recuperação da normalidade social em decorrência de desastres.