logo

Dengue: CCZ prossegue com levantamento

17/01/2011 14:33:56 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé manteve nesta segunda-feira (17) os trabalhos do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

O coordenador do CCZ, Rogério Lemos, explica que devido às chuvas da última semana o trabalho foi interrompido, dando continuidade nesta segunda. “Para a execução do levantamento o município de Macaé foi dividido em 12 extratos. Até o final da semana teremos o resultado da pesquisa”, garante.

O resultado do LIRAa será tema de discussão entre diversos setores da Saúde, sendo determinante para nortear ações estratégicas para os trabalhos em campo, além da assistência a ser prestada à população em 2011.

- O LIRAa é realizado dentro dos domicílios, que é onde encontramos grande parte dos criadouros da dengue. Isso significa que, se a comunidade não se mobilizar e manter seus quintais limpos, a dengue continuará presente em nossa cidade, explicou Rogério.

O resultado da pesquisa irá apontar os depósitos predominantes onde são encontradas as larvas do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Rogério, o início do ano é um dos períodos mais favoráveis para a reprodução do mosquito e ao aumento dos casos da doença. Isso ocorre devido às chuvas esporádicas típicas do período que contribuem para o amadurecimento dos ovos do mosquito, depositados nos criadouros.

- Os ovos do Aedes apresentam uma grande resistência. Eles podem passar até 400 dias esperando pelo contato com água para eclodirem, originando as larvas do mosquito. Por isso, para garantir a eliminação dos mesmos, é preciso escovar bem e regularmente, as paredes dos depósitos de águas, vasos de plantas e animais. Qualquer recipiente que possa acumular água, pode se tornar um criadouro do mosquito, afirmou Rogério.