Foto: Kaná Manhães
Este ano serão reforçados os mutirões, com destaque para o Dia de D de combate à dengue
A Secretaria de Saúde de Macaé retoma nesta terça-feira (4) as reuniões da Força Tarefa contra a dengue. A reunião acontece no auditório do Conselho Municipal de Saúde, a partir 10h e contará com a presença de diversas secretarias, órgãos municipais e da sociedade civil organizada.
De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, durante o encontro serão traçadas as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. “Este ano serão reforçados os mutirões, com destaque para o Dia de D de combate à dengue”, revelou.
Durante todo ano a Secretaria de Saúde promove diversas ações que vêm contribuindo para a diminuição de casos de dengue. Além do trabalho de campo executado pelos agentes de combate as endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a equipe do Programa de Educação em Saúde promove palestras em escolas, repartições públicas e empresas para reforçar o trabalho de prevenção.
O trabalho do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas também tem se destacado, inclusive no cenário nacional. “A homeopatia contra a dengue já faz parte das ações integradas de combate à doença desde 2007 e temos obtido bons resultados no que diz respeito à diminuição da letalidade por dengue”, ressalta.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que em recente evento no Rio de Janeiro foi feito o alerta para risco de epidemia no estado, por isso a necessidade de intensificar as ações desde já.
- Para enfrentar a doença, requer o combate ao mosquito transmissor por parte do poder público e da população, mas também o diagnóstico e tratamento imediato são fundamentais, enfatizou.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença matou entre janeiro e junho, 85 pessoas - 157 % a mais que no mesmo período de 2010. Em Macaé, de janeiro a 30 de setembro foram notificados 867 casos de dengue, sendo 569 confirmados deste total 15,3% são de pessoas de outras cidades.
Para mais informações, sugestões e reclamações a população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175.