Desenvolvimento Econômico lança programa em comemoração ao Dia da Indústria

25/05/2015 16:00:00 - Jornalista: Lione Acácia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico criou o Pacto de Desenvolvimento Industrial de Macaé (PDI Macaé) em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio). O projeto é uma parceria com o Centro Integrado de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e visa envolver toda a indústria, criando uma rede de diálogo entre a prefeitura e os investidores, para conhecer as demandas, trabalhar nelas e fazer a cidade crescer em qualidade e vocação.

O programa foi aprovado e já existe um calendário para as próximas ações. A partir de encontros com representantes da Indústria local, a secretaria de Desenvolvimento Econômico receberá as demandas e criará uma agenda de soluções com as pautas de interesse mútuo.

A previsão é que os encontros comecem já em agosto, com convidados estratégicos para encaminhar ações que promovam o crescimento e desenvolvimento da cidade. Quem vai acompanhar as primeiras reuniões, além da equipe da secretaria, é a gestora de Projetos do Cieds, Carolina Müller, responsável pela apresentação e implementação das ações na cidade.

O PDI Macaé visa à retenção dos atuais patamares de empregabilidade e o aumento da parceria entre o público e privado, com objetivos claros que priorizem a celeridade dos processos, ajudando a preservar e aumentar os investimentos na cidade.

- Trazer para perto o empresário da nossa cidade é dizer a ele que, além de parceiros somos autores da nossa história. Nesse momento, temos duas escolhas: esperar a crise passar ou fazer a crise passar. Com essa iniciativa, estamos trabalhando para que os investidores não sintam a crise na cidade e encontrem aqui o melhor lugar para ficar, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães.

Ao colocar o Cieds nesse processo, a secretaria traz a experiência em tecnologia social, tão bem explorada pela ONG, que já atua em outras cidades com projetos de grande sucesso.