logo

Desfile cívico em Imbetiba comemora 197 anos de Macaé

29/07/2010 14:22:54 - Jornalista: Janira Braga e Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Desfile reúne associações, clubes, entidades, secretarias, alunos e instituições

A população de Macaé tomou a Avenida Elias Agostinho, no bairro Imbetiba, para assistir ao desfile cívico que comemorou os 197 anos de emancipação político-administrativa da cidade nesta quinta-feira (29). O prefeito Riverton Mussi, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia – que participou da organização do desfile – e a primeira-dama Márcia Moraes parabenizaram os cidadãos de Macaé pelo aniversário da cidade, agradeceram a presença do público mesmo sob um sol forte e pontuaram as conquistas do município no aniversário.

Cerca de dez mil pessoas passaram pela Imbetiba durante as três horas de desfile.

- O desfile cívico-militar no aniversário da cidade é uma tradição na história do município e o mais importante é a participação do povo, que prestigiou a comemoração. Ter a comunidade próxima do governo é uma meta da administração municipal, por isso implantamos o Orçamento Participativo e trabalhamos em programas e projetos para que a população sempre comemore o aniversário da cidade – comentou o prefeito.

Segundo Riverton, obras como a macrodrenagem, que visa acabar com os pontos de alagamento em dias de chuva, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar o município de norte a sul por meio do transporte ferroviário de passageiros, projetam o município para o crescimento acelerado que enfrenta em função da economia, com base no arranjo do petróleo. “Obras de infraestrutura como na Nova Esperança, na Nova Holanda, a segunda etapa das intervenções no Lagomar, as obras na Ajuda e no Aeroporto vão dar maior qualidade de vida para os moradores e acabar com problemas como falta de urbanização”, disse.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou que a atual gestão municipal tem acelerado o desenvolvimento do município e este é um motivo de comemoração nos 197 anos de emancipação político-administrativa de Macaé. “Na educação, na habitação popular, no planejamento, na ciência e tecnologia, no meio ambiente, entre outras áreas, vemos um grande avanço dos projetos”, citou.

Marilena pontuou que a democratização da educação, a mudança de critério na escolha dos diretores das escolas, a promoção de 37 cursos de capacitação, a posse de 723 novos professores na última semana, a ampliação das escolas com horário integral são ações que mostram a importância que o governo dá para a educação. “Além disso, o Colégio de Aplicação e o Centro de Idiomas representam grandes conquistas para o setor”, avaliou.

Presente no desfile, o presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes, pontuou que o Poder Legislativo sempre participa dos eventos importantes para a cidade. “Hoje é dia de celebrar o desenvolvimento da nossa cidade. Estamos colhendo os frutos de um governo que está investindo cada centavo dos royalties em prol do cidadão” frisou.

Autoridades das Forças Armadas, secretários e vereadores acompanharam o desfile de escolas, instituições, associações, ONGs, clubes e outros tipos de entidades.

O desfile foi aberto pelas corporações militares formadas pelo Forte Marechal Hermes, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil. O segundo pelotão foi formado pela Casa do Idoso, Terceira idade, Amac, Colégio Walter Boschiglia, Amada e APAE.

As secretarias de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, Fesporte, Fundação Macaé de Cultura, Senai, Movimento Escoteiro, Projeto Poscris, Projeto Nova Vida, Associação de Capoeira, Pelotão da Cavalaria da Guarda Municipal, Moto Clube de Macaé e Moto Grupo Garimpeiros do Asfalto de Macaé desfilaram ao som de diversas bandas.

Tema relembra personalidades macaenses

Mais de 700 profissionais da educação e 70 unidades escolares participaram. Com o tema “Macaé Canta e Conta suas Histórias e Realizações”, a Secretaria Municipal de Educação relembrou as personalidades macaenses que marcaram a história da cidade e as conquistas obtidas pela atual gestão.

A unificação do ensino por meio da educação infantil, ensino fundamental, passando pelo médio, profissionalizante (CETEP) e superior (Cidade Universitária) pôde ser conferido na avenida através dos alunos de cada segmento que portaram faixas, mostrando os benefícios da integração. “São mais de dois mil alunos assistidos pela Cidade Universitária, 37 mil alunos da rede municipal de ensino e 10 mil jovens capacitados pelo CETEP. Conquistas levadas à população e aplaudidas por todos durante o desfile”, disse a Subsecretária de Educação na Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Conceição de Maria.

As personalidades macaenses, também aplaudidas na avenida, foram divididas em diferentes manifestações culturais e artísticas. Na música foram homenageados Lucas Vieira, Viriato Figueira da Silva e Benedicto Lacerda. Na Educação, Ana Carolina Sodré Garcia, Rubens Patrocínio Junior e Irene Meireles. Literatura: Agenor Caldas, Yolanda de Souza Uchôa e Armando Borges. Artes Plásticas: Hindemburg Olive e Álvares Martins (Seth). A comunicação foi representada por Augusto Muros, Cezar Mello, Alberto Figueiredo Pimentel, Cesário Alvarez Parada e Lívio Campos. Os presidentes de clubes e desportistas também foram lembrados por meio de Joserval Alves Soutinho (Lurufe), Luiz Pinheiro e José Passos de Souza Júnior (Sr. Juquinha), Eduardo Luz e Alberto Campista.

Os alunos participantes do desfile aprovaram a integração com professores e pais. “Gostei muito de vir com minha mãe, minha tia da escola e meus colegas, foi bem divertido. Marchamos juntos e até brincamos de tirar fotos”, disse Gabriel dos Santos Rangel, de 6 anos, aluno da Escola Municipal Neusa Goulart Brizola.

Márcia Teixeira Cortês, que assistiu ao desfile, afirmou que percebeu nos alunos divertimento e satisfação na avenida. “O desfile ficou marcante pela alegria que todos passaram para o publico. Foi contagiante”, atestou.


Fotos Relacionadas