Foto: Moisés Bruno
O desfile deste ano homenageou Antônio Alvarez Parada, na Praia da Imbetiba
Macaé celebrou seu aniversário de 212 anos com um emocionante desfile cívico, nesta terça-feira (29), que homenageou o professor Antônio Alvarez Parada. Alunos de todas as escolas, membros de instituições civis, autoridades públicas e militares, e a população em geral se reuniram na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba.
O desfile contou com as presenças do prefeito Welberth Rezende, que entrou na Avenida Elias Agostinho em carro aberto do Exército junto às autoridades militares, além do vice-prefeito, Dr Fabiano Paschoal, secretários e do Comte Bittencourt.
O desfile iniciou com a apresentação do grupamento militar, composta pela Capitania dos Portos, 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Forte Marechal Hermes, 9º Grupamento de Bombeiro Militar, 32º Batalhão de Polícia Militar, 2º Batalhão com Ações de Cães, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Secretaria de Ordem Pública.
A passagem da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores se apresentou junto com os membros da Academia Macaense de Letras. A Lyra é um espaço de cultura, que acolhe em sua sede manifestações artísticas e populares.
A sua apresentação emocionou a todos presentes com o Hino de Macaé e também o parabéns para a Princesinha do Atlântico,
Outro momento que encantou os presentes foi o desfile dos integrantes do Programa Cidade da Melhor Idade, onde os participantes dançaram passos de ballet com muita disposição.
Já o desfile das escolas homenageou Antônio Alvarez Parada, que foi professor, poeta, cronista e autor do Hino de Macaé. Versos que guardam em cada estrofe as vozes da terra. No entanto, foi na educação que Tonito, como era chamado carinhosamente, teve a oportunidade de despertar talentos e acreditou acima de tudo, no poder transformador do saber.
A Educação Infantil mostrou toda a desenvoltura dos pequenos, juntamente com a Banda Marcial Veteranos do município de Macaé. Outra participação marcante foi do Centro Educacional Brincando e Aprendendo com sua banda marcial.
A Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto do município de Quissamã prestou homenagem a Macaé pelo seu aniversário. Estiveram presentes também na Avenida Elias Agostinho as Corporações Musical Professor Rossine Medeiros, Leonel de Moura Brizola e Ciep Oscar Cordeiro.
Nos desfiles com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, teve a presença da Escola Municipal Maurício Koper da cidade de Rio Bonito, que também prestou sua homenagem ao aniversariante do dia.
Em seguida foi a fez da Banda Casa do Caminho, Fanfarra Maestro Macaé, Corporação Musical Carolina Curvelo Benjamin, Corporação Musical Polivalente Anísio Teixeira.
Já no Ensino Médio, participaram alunos do Colégio Estadual Luiz Reid e do Colégio de Aplicação (CAP). Na educação inclusiva, houve a participação do Cemeas, e também dos assistidos do projeto Equoterapia.
A Corporação Musical Maria Isabel Damasceno acompanhou estudantes do Centro Municipal de Idiomas e Faculdade Miguel Ângela da Silva Santos (FEMASS).
O desfile contou ainda com a apresentação da frota municipal da Secretaria Municipal de Administração.
A Corporação Musical Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo acompanhou os projetos da sociedade civil e a Corporação Musical do Colégio Municipal Elza Ibrahim, os servidores das Secretarias de Governo, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária; Programa Nova Vida, Controladoria Geral do Município- Ouvidoria Geral, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Projeto Desperta Débora e Secretaria de Cultura.
O encerramento do desfile cívico foi com a apresentação da Corporação Musical Professor Jamil Andrade Dias, que acompanhou os servidores da Secretaria de Educação, Moto Clube Macaé e Secretaria Executiva de Serviços Públicos.
Tradição e inovação marcam desfile
Crianças, jovens, adultos e idosos ficaram impressionados com a inovação que o desfile desta terça-feira (29), para comemorar o aniversário entregou para a população com a participação do Robô que está em exposição pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Sua participação animada, arrancou aplausos do público.
A aposentada Maria Gomes, moradora do Parque Aeroporto, conta que sempre que pode vai prestigiar o desfile.
“Sempre me emociono e esse ano a participação do Robô, nos emocionou e surpreendeu. Parabéns Macaé, Cidade que me acolheu há mais de 20 anos”, disse emocionada.
“Conheci Macaé para fazer um trabalho da minha igreja há 21 anos e fiquei. Desejo nesse aniversário de Macaé que toda a população tenha saúde e continue sendo cuidada com todo carinho”, comentou.