Foto: Robson Maia e Kaná Manhães
Desfile foi aberto pela revista das tropas militares
Nem mesmo o sol forte desanimou a população que compareceu à Avenida Elias Agostinho, em Macaé, para assistir ao Desfile Cívico em comemoração aos 189 anos da independência do Brasil. Organizado pelo Forte Marechal Hermes, o desfile foi aberto pela revista da tropa, feita pelo comando do Forte, o major Rafael Dellani de Amorin Pires e o prefeito Riverton Mussi.
Este ano o desfile foi marcado por homenagens. A Secretaria de Educação trouxe a participação da banda Jamil Andrade Dias, formada por regentes, coreógrafos e músicos das 12 bandas de fanfarra da rede municipal, especialmente em homenagem ao regente de banda, Jamil, por seus anos de dedicação e serviço para a Prefeitura de Macaé, conduzindo bandas das escolas municipais.
Em seguida, foi a vez de mais de 200 professores e diretores das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental se apresentarem. Durante o desfile, uma das professoras da rede entregou ao prefeito Riverton Mussi uma placa de homenagem pelos investimentos feitos na educação. A placa tinha os seguintes dizeres : “Se o homem transforma o mundo, é a educação que transforma o homem. Nossa homenagem ao Prefeito Riverton Mussi por estar transformando a educação de Macaé”, e assinada professores do município.
Logo após, a Educação apresentou cerca de 120 monitores e oficineiros que trabalham nas escolas, nas atividades de contra turno, com oficinas de artes, dança, música, capoeira, entre outros, contribuindo para que o município ofereça uma educação integral ao estudante.
O prefeito ressaltou a importância da comemoração do dia da independência para o civismo do cidadão. “O patriotismo deve fazer parte do cotidiano das pessoas e a Prefeitura de Macaé apoia o desfile organizado pelo Forte Marechal Hermes, e comemora essa data junto com a população”, disse.
Riverton comentou a expressiva participação dos profissionais da rede de educação no desfile , além dos demais, e destacou investimentos no setor feitos pela prefeitura. “Estamos construindo mais dois prédios na Cidade Universitária, vamos implantar mais sete escolas de educação infantil, garantimos 32 unidades em tempo integral, investimos na educação de jovens e adultos e em projetos de qualificação, como os cursos do Cetep e do Centro de Idiomas”, citou.
O secretário de Educação, Guto Garcia, completou lembrando a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores municipais, entre outras ações. “Sem dúvidas este é o ano da Educação. Hoje o magistério municipal de Macaé tem o maior salário do Estado do Rio de Janeiro. Estamos discutindo a criação do PCCV dos auxiliares de serviços escolar, estamos conversando com a UniRio para o oferecimento de dois cursos em Macaé, na Cidade Universitária. Entendemos a importância da Educação para a cidadania, e por isso estamos trabalhando para termos a melhor do país”, ressaltou.
O comandante do Forte, ressaltou o significado da data. “Este dia é importante pois colabora no desenvolvimento do sentimento de nação, noção de civismo e cidadania. É importante lembrarmos que esta data não é somente militar, mas cívica, e envolve o comprometimento de todo o povo brasileiro”.
O desfile foi aberto pelos soldados do Forte Marechal Hermes . Também desfilaram a Marinha, o Corpo de Bombeiros, o 32º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal que trouxe pelotões da Guarda Sênior, Mirim e do Grupamento de Cães, Guarda Civil e Defesa Civil.
Participaram do desfile a sociedade musical, Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), Nova autora, o programa Nova Vida, a Sociedade Musical Beneficente Lira dos Conspiradores, a Associação das Mães Evangélicas “Desperta Débora”, a banda do Colégio Estadual Mathias Neto – PUMA e as representantes da ONG Mulheres da Paz.