Desfile comemora aniversário da cidade

28/07/2006 16:06:39 - Jornalista: Cesar Dussac

A Banda de Tambores do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno acorda a cidade de Macaé às 7h deste sábado (29), na praça Washington Luiz, ao som do “Parabéns pra Você”, que abre um repertório de consagrados sucessos nacionais e internacionais. Após a alvorada festiva, a banda segue para o Colégio Estadual Irene Meirelles, ponto de concentração localizado na Avenida Agenor Caldas, no bairro Imbetiba. A corporação musical escolar é a oitava agremiação a passar pela Avenida Elias Agostinho, local do desfile, na Imbetiba.

A diretora da escola, Lucy Caldas Simões, falou da expectativa dos alunos. “A banda tem 80 componentes, a maioria da 5ª e 6ª série. Todos estão empolgadíssimos. A banda nasceu em 2004, mas já ganhou o primeiro troféu. Tirou o segundo lugar na Categoria Banda de Tambores, em junho deste ano, no concurso de Paracambi. É a primeira vez que participam da alvorada festiva”, contou Lucy.

Segundo o regente José Carlos França, após o “parabéns pra você”, a banda vai tocar na alvorada os seguintes sucessos: “Andanças”, gravado por Beth Carvalho, músicas de Tim Maia, “Mortal Combate” (música de seriado de TV), “Vou Deixar” (Skank) e “Fantasia Espanhola (músicas para touradas)”. “Apesar de bem jovem, nossa banda tem o repertório conhecido pelo público. Ela se dividide em naipes de bumbos, atabaques, caixas, escaletas, liras e um quadritom (quatro instrumentos num só). Tem como baliza Rafaela, aluna da 5ª série, a coreógrafa Tatiane Santana e 20 meninas no corpo coreográfico”, detalhou França.

O desfile cívico em homenagem aos 193 anos de Macaé começa às 10h. Os militares - Forte Marechal Hermes, Corpo de Bombeiros, 32º BPM e Guarda Municipal – iniciam o desfile, seguidos das entidades motorizadas - Moto Clube de Macaé, Fundação de Esporte de Macaé e secretaria de Meio Ambiente – Semma. Após os militares e os grupos motorizados, desfilam 38 entidades civis entre escolas, bandas escolares, secretarias, fundações, clubes e associações.

Segundo o coordenador do desfile, Capitão Travassos, do Forte Marechal Hermes, está confirmada a concentração nas Avenidas Agenor Caldas e dos Jesuítas. O desfile segue pela Elias Agostinho e entra na rua do Sacramento, onde haverá a dispersão. A secretaria de Saúde confirmou a presença de duas ambulâncias nos pontos de apoio; uma na esquina da Avenida dos Jesuítas com Agenor Caldas e outra na dispersão, esquina da Elias Agostinho com Sacramento.

Na quarta-feira (26), a equipe de integração da secretaria de Educação entregou aos representantes das entidades uma relação com a ordem do desfile, com os componentes e supervisores de cada grupo. Na manhã de sexta-feira (28), a coordenadora do desfile, professora Andréa Simões, passou aos regentes das bandas recomendações quanto à participação de suas agremiações.