logo

Dez animais são reabilitados e devolvidos ao seu habitat

15/02/2012 08:18:37 - Jornalista: Tathiana Campolina

Em 15 dias a Secretaria de Ambiente, através da Coordenadoria de Fauna, devolveu dez animais para o seu habitat: quatro fragatas, um atobá, uma gaivota, uma iguana, um graxaim (cachorro-do-mato) e dois pássaros papa-capins. Somente neste ano, a Coordenadoria de Fauna recebeu 21 animais.

Os primeiros animais a serem soltos foram o cachorro-do-mato e os dois papa-capins, no parque Natural Municipal Atalaia, na primeira semana de fevereiro. De acordo com o coordenador de Fauna, o veterinário Gleidson Madalena, o primeiro foi resgatado pela Guarda Ambiental, no bairro Duque de Caxias, e encaminhado à Secretaria de Ambiente. Ele estava com diarréia, muito magro e ficou em observação na coordenadoria por uma semana até se recuperar.

Os dois papa-capins foram soltos no mesmo dia do graxaim e eles levaram dois meses para serem reabilitados. “Os pássaros foram apreendidos pela Polícia Florestal. Eles estavam muito mansos, por isso a reabilitação é mais demorada. Tivemos que colocá-los em um viveiro grande, imitar o cenário de uma mata, para eles procurem alimentos e só agora foi possível soltá-los”, explicou.

As quatro fragatas, o atobá e a gaivota foram soltas, na última quarta-feira (8), no Arquipélago de Sant’Anna. “Duas fragatas e a gaivota chegaram fracas e as fragatas estavam com as asas cortadas. Já o atobá estava cansado e com uma pata atrofiada, tipo uma artrose, mas ele pode voar perfeitamente e está muito bem de saúde, só manca um pouco”, revelou Gleidson.

Já a iguana foi solta, na sexta-feira (10), no Parque Natural Municipal Atalaia. “Um homem a encontrou no bairro Parque Aeroporto e entregou o animal na Base Operacional da Restinga do Barreto. Ele estava bem se saúde e foi solto três dias depois que recebemos”, contou.

Atualmente, na Coordenadoria de Fauna estão dois papagaios, uma maritaca, um gavião e um canário-da-terra em processo de reabilitação.