Dez equipes participam do Circuito Costa do Sol de enduro a pé

27/11/2006 16:08:10 - Jornalista: Catarina Brust

Dez equipes participaram neste domingo (26), da primeira etapa do Circuito Costa do Sol de enduro a Pé. A competição, realizada no Parque Atalaia, reuniu cerca de 40 pessoas, entre graduados e iniciantes que formaram dez equipes. O percurso de 10 quilômetros, nas trilhas do parque, teve duração de 03h30. A equipe campeã foi a Recipalet, pelos graduados, e Desema Aventura, pelos iniciantes.

Cada equipe largou a partir das 9h30, com intervalos de dois minutos. Os iniciantes fizeram percurso menos puxado, diferente dos graduados. Os campeões receberam troféus, medalhas, vales compras no valor de R$ 100 e R$ 200 da O’Born, mochilas e pochetes da Mr. Mountain e pedômetro (para contagem de passos). A competição foi promovida pela Trilhas e Tekking e teve apoio da prefeitura e das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), educação (Semed), Meio Ambiente (Semma), Comunicação Social (Secom) e Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur).

- A competição teve 100% de apoio da prefeitura e das secretarias de Macaé. O resultado foi excelente. O Parque Atalaia é um local muito bonito que merece ser preservado. Passamos a semana no parque montando a prova, e num dia pela manhã pudemos ouvir os macacos bugios gritando, anunciando que vinha chuva. Não deu outra. Já estamos programando outra prova para ser realizada aqui em janeiro ou fevereiro, destacou Ana Jaqueline Barreto de Oliveira, sócia da empresa organizadora do evento.

Três equipes de resgate experientes do Rio de Janeiro, dois bombeiros e um mateiro que conhecem bem a região do Parque Atalaia deram suporte à competição. Durante o percurso, os competidores passaram por 15 pontos de controle, onde era computado o horário de passagem de cada equipe. As equipes que passavam muito adiantadas ou atrasadas, perdiam pontos.

A empresa que promove o Circuito Costa do Sol escolheu Macaé para sediar a etapa inaugural, por ser uma região de grande potencial e com locais aprazíveis. O esporte começou a ser praticado em Minas Gerais, numa prova isolada há 15 anos. Em 1994, o enduro chegou a São Paulo e logo depois, através do jornalista Cadu Freitas, da Rádio Mec, ao Rio de Janeiro. Cadu é hoje o responsável pela Trilha Carioca que promove o Circuito Carioca de Trekking. O jornalista foi o padrinho do Circuito Costa do Sol, realizado no Parque Atalaia.