logo

Dezenove estados participam do Campeonato Brasileiro de Karatê em Macaé

22/07/2006 17:55:08 - Jornalista: Catarina Brust

O Campeonato Brasileiro de Karatê, das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil, começou neste sábado (22), em Macaé, no Ginásio Municipal. Maior evento nacional da categoria, o campeonato reúne 600 atletas de 19 estados do Brasil, de seis a 15 anos, que estão disputando uma vaga na seleção brasileira.

O Campeonato Brasileiro de Karatê é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e organizado pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro e Academia Samara Jardim, com apoio da prefeitura de Macaé, através das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), Indústria e Comércio (Semic) e Comunicação Social (Secom) e Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).

O presidente da Fundação de Esporte de Macaé, Alex de Moraes, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na abertura da cerimônia.

- É com imenso prazer que Macaé sedia um evento como esse de suma importância para o município. Estamos recebendo atletas de 19 estados fomentando o esporte e também toda rede hoteleira da cidade. Como se trata de uma competição direcionada à categoria mirim,infantil e infanto-juvenil, trazendo para o município os pais desses atletas. Nesse fim de semana, Macaé se torna a cidade do karatê, aproximando do nosso objetivo que é tornar Macaé a cidade do esporte, destacou Alex de Moraes.

O presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Edgard Ferraz de Oliveira, participou da cerimônia de abertura, destacando que esse evento é o mais importante no calendário da CBK

- Por ser voltado para essas categorias, o campeonato reúne as famílias desses atletas. Esses jovens não são apenas o futuro, já são o presente. No Campeonato Sul Americano de Karatê, realizado na Argentina, em Buenos Aires, quatro atletas da categoria feminina e quatro da masculina, de 14/15 anos, que perfaz oito categorias, ganharam sete medalhas de ouro na competição. São gente miúda no tamanho mas gigantes representantes do nosso país, declarou o presidente da CBK, chamando à frente das delegações os atletas da seleção brasileira que participaram da competição na Argentina. Nove atletas que foram ao Sul Americano estão competindo em Macaé.

O presidente da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Gomes, fez uma homenagem especial aos incentivadores do esporte em Macaé, como o prefeito, Riverton Mussi, secretários municipais, etc, com a entrega de troféus.

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, que também pratica karatê há 26 anos e é faixa marrom, ressaltou que o Campeonato Brasileiro de Karatê está reunindo em Macaé mais de três mil pessoas.

- A importância de um evento desse porte para o município passa, não só pela movimentação da rede hoteleira, pois mais de três mil pessoas, entre atletas, comissão técnica e famílias, estão em Macaé, como também eleva a freqüência nos bares, restaurantes e na divulgação turística de nossa cidade. O campeonato integra o município ao calendário nacional/internacional através do karatê, e principalmente, mostra a satisfação dos atletas de poder apresentar seu desempenho independente da conquista de títulos ou não. No exercício de uma atividade saudável, que deveria ser o objetivo de toda a sociedade brasileira, vemos nossos jovens praticando esporte, brincando e sorrindo, longe das mazelas sociais, lembrou Alexandre Gurgel.

O Campeonato Brasileiro de Karatê prossegue neste domingo (23), a partir das 9h, com as competições da categoria infanto-juvenil, no Ginásio Municipal. A partir das 14h30, será feita a premiação da categoria infanto juvenil e das Federações Campeãs, e o enceramento da competição.