Foto: Ana Chaffin
Foi iniciado nesta sexta-feira (21), Dia da Árvore, o projeto de Arborização da Secretaria do Ambiente em parceria com o Hospital Público Municipal (HPM). Na unidade serão plantadas 30 mudas de quatro espécies diferentes. A ação também foi feita na áreas do Fórum.
A primeira muda foi plantada pelo estudante Erick Rocha Vieira, sete anos, que está internado no hospital. “Fiquei muito feliz quando fui convidado pelas tias para plantar uma árvore. Gosto muito das plantas, elas enfeitam e são importantes para nossa respiração”, declarou.
A mãe de Erick, Jane Teixeira elogiou a iniciativa e principalmente por envolver as crianças nestas ações. “Durante muitos anos o homem só destruiu a natureza, agora temos que conscientizar as crianças para que sejam multiplicadores de boas ações para que possam viver num lugar melhor”, disse.
O secretário de Ambiente, Romulo Campos ressaltou a durante a gestão do prefeito Riverton Mussi foram plantadas 12 mil árvores. “O grande legado no que diz respeito a preservação da flora foi a lei 3010 de 2007 que versa sobre arborização e paisagismo, sendo este um instrumento legal com medidas compensatórias para o novos empreendimentos, promovendo assim o reflorestamento da cidade”, frisou.
De acordo com a secretária de Saúde, Liane Machry o ambiente arborizado se torna mais harmônico. “Com a implantação do Hospital Escola, além de funcionários e pacientes hoje a unidade conta os alunos da Universidade Federal Fluminense, que poderão contar nos próximos anos com a área do entorno do hospital agradável e colorido”, disse.
O coordenador da cirurgia pediátrica do HPM, Irnack Marcelo Barbosa acrescentou que a ação resgata o verdadeiro conceito de saúde.
A equipe da Secretaria do Ambiente também fez o plantio de mudas no Fórum. Foram plantadas no HPM quatro espécies de árvore nativa da Mata Atlântica, oiti, carrapeta, ingá e pau brasil.