Com objetivo de destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública, a Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica, realizou, na manhã desta quinta-feira (25), evento de integração em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico.
Na ocasião, o prefeito em exercício, Fabiano Paschoal, falou da atuação e dedicação dos farmacêuticos. "A evolução da profissão foi impulsionada pela criação do Conselho Federal de Farmácia, e dos conselhos regionais, que garantem a organização e o reconhecimento da importância desta área. Este conselho reúne mais de 400 mil profissionais em todo o Brasil, que trabalham incansavelmente em prol da saúde e do bem-estar da população. A atuação do farmacêutico é fundamental em diversas áreas".
O Secretário de Saúde, Lucas Dias, pontuou a relevância do profissional de farmácia na saúde pública. "É de suma importância celebrarmos hoje o Dia Internacional do Farmacêutico. O cuidado que vocês dispensam é vital. Entre a consulta médica e a prescrição, o tratamento se concretiza, muitas vezes, através da orientação precisa no momento da entrega do medicamento, esclarecendo dúvidas e orientando o paciente sobre a posologia e o acompanhamento", destacou.
A gerente da Assistência Farmacêutica, Jeniffer Gonçalves, reforça a relevância do farmacêutico em todas as etapas do cuidado com a saúde. "O farmacêutico, assim como os demais profissionais da área, não se limita à dispensação de medicamentos. Ele orienta, acompanha, esclarece dúvidas e contribui para o uso racional dos medicamentos. É um profissional que combina conhecimento técnico, responsabilidade ética e, acima de tudo, humanidade", frisou.
Presente ao evento, a Secretária Executiva de Média e Alta Complexidade, Natália Antunes, destacou a proposta do evento em integrar os profissionais da área, incluindo toda equipe de apoio. "São profissionais essenciais para garantir o uso seguro e orientado de medicamentos, além de contribuir para a promoção da saúde e o fortalecimento da rede pública de saúde".
Durante o encontro, o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, parabenizou pela iniciativa e o reconhecimento da categoria. "A gestão municipal vem trabalhando cada vez mais para valorizar o servidor, nesta perspectiva vamos elaborar ações de capacitação para os profissionais de farmácia", frisou.
Também participaram da solenidade de abertura a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Samantha Martins; a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico, Lígia de Carvalho; e a subsecretária de Gestão de Pessoas, Verônica Martins.
Farmácia
Em Macaé, a rede municipal de saúde conta com 22 farmácias municipais, sendo 15 na área de Atenção Básica e sete na Média e Alta Complexidade. Entre os anos de 2022 e 2025, foram seis farmácias inauguradas.
A Gerência de Assistência Farmacêutica conta com 134 servidores, sendo 36 farmacêuticos e 99 dispensadores e auxiliares.