logo

Dia Mundial de Limpeza das Praias comemorado nesta quinta

18/09/2012 12:02:00 - Jornalista: Carla Cardoso

As praias da Barra e dos Cavaleiros serão o ponto de encontro na comemoração do Dia Mundial de Limpeza das Praias nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30. A programação é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, com apoio das Secretarias de Limpeza Pública, de Saúde, de Educação, de Comunicação e Fesportur. O ponto de encontro é próximo ao posto de gasolina na Praia Campista.

A programação tem início às 8h30 com alongamento e atividades físicas preparatórias para a ação (nos pontos principais de concentração). Às 9h tem início a entrega do material aos grupos de voluntários e participantes. Às 9h30 tem início a ação e às 10h, o registro e recebimento dos resíduos recolhidos.

Durante a atividade, terá início a campanha educativa com distribuição de cartilhas de Educação Ambiental e panfletos. Às 11h é o fim da atividade de limpeza com o registro do material recolhido, destinação final dos resíduos e confraternização final de todos os voluntários.

A iniciativa, que segue o modelo da campanha “Clean Up The World”, acontece em todo o Brasil e visa conscientizar o público sobre os problemas ocasionados pelo lixo depositado em rios, praias, lagos e lagoas. Na data, os voluntários pretendem incentivar a limpeza e a preservação ambiental, amenizar esta realidade, sensibilizando a população sobre a situação das orlas brasileiras, onde os dejetos estão sendo jogados com freqüência.

O objetivo da ação é sensibilizar a população para a prática de atitudes sustentáveis e de ações transformadoras em busca de soluções integradas para os problemas ambientais das praias. O evento também pretende incentivar os moradores e visitantes, a manterem sentimentos de zelo e valorização das praias, bens de uso comum do povo e importantes patrimônios naturais da cidade.

O que é o Clean Up The World World?

O Clean Up the World (CUW) é uma das maiores ações globais de limpeza e conservação do meio ambiente. O Projeto existe desde 1993 e é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). No Brasil, a campanha existe desde 2003, organizada pelo Instituto Ecológico Aqualung, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil, do Greenpeace Brazil, entre outros órgãos, instituições governamentais e ONGs. Em 2011, a campanha chegou a reunir 125 países, mobilizando cerca de 40 milhões de pessoas no planeta. Este ano, há expectativa de um número maior de voluntários, com mais cidades aderindo à campanha ao redor do mundo.