Dia Mundial do Teatro tem novo projeto para o espaço em Macaé

27/03/2024 13:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Projeto Arquitetônico

O teatro será modernizado

Em 27 de março é celebrado do Dia Mundial do Teatro. Um novo projeto arquitetônico preliminar do Teatro Municipal de Macaé, em fase de elaboração de planilha orçamentária, em breve seguirá para a etapa licitatória. Durante a reinauguração da sede da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) que passou por obras de revitalização, no dia 21 de março, o novo empreendimento foi apresentado.

O Teatro Municipal é histórico. Os arquitetos do projeto repensaram a proposta do espaço com espaços laterais, ar-condicionado e prevenção de incêndio. Sistemas de alarme e incêndio serão trocados. A modernização também passa por vara cênica eletrônica, som novo e tecnologias automatizadas.

De acordo com o secretário de Cultura, Leandro Mussi, o novo Teatro Municipal de Macaé comportará 400 lugares e não haverá alteração nas dimensões do palco.



"Um projeto que entrará para a história cultural de nossa cidade. Teremos as coxias laterais, rampa de acesso até o palco e ampliaremos os camarins. Estamos desapropriando uma casa nos fundos do teatro para atender a todas as exigências necessárias. Haverá uma central de incêndio. No local da casa desapropriada, haverá uma subestação elétrica, máquinas de ar-condicionado e área de acesso aos fundos do palco para carga e descarga. A inauguração acredito que será em abril", informou.





O secretário completou:



"O projeto novo Teatro Municipal de Macaé é um marco de modernidade e excelência cultural. Projetado para ser não apenas o melhor teatro municipal do estado do Rio de Janeiro, mas um dos melhores do Brasil, este espaço promete elevar o padrão das artes cênicas e da cultura na região. Com um design inovador, instalações de última geração e equipamentos de ponta, incluindo sistemas de sonorização e iluminação de alta qualidade, varas cênicas e cortinas automatizadas, o teatro proporcionará uma experiência incomparável para artistas e público. Espera-se que o novo Teatro Municipal de Macaé se torne um centro de excelência cultural, enriquecendo a vida dos cidadãos e atraindo visitantes de todo o país. Este empreendimento representa um compromisso firme com o desenvolvimento cultural e o enriquecimento da comunidade, reforçando o papel de Macaé como um centro cultural vibrante e dinâmico".


Assista ao vídeo do projeto.


Fotos Relacionadas