Dia Mundial sem Tabaco: ações alertam sobre os perigos do cigarro

29/05/2012 16:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Profissionais e usuários que estiveram no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas puderam receber informações referentes ao tema.

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, está realizando uma série de ações que alertam sobre os males do cigarro. Nesta terça-feira (29), profissionais e usuários que estiveram no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas puderam receber informações referentes ao tema.

O Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) da Divisão de Educação em Saúde apresentou a esquete “A morte de arrependimento”. Encenada pelas atrizes Fabiana Alves, kikil Gomes e Mara Luci a esquete mostrou a história de uma fumante que morreu devido aos malefícios do cigarro. Depois de morta, ela volta para rever o que fez com sua saúde e se arrepende.

- Procuramos mostrar de forma divertida as consequências do fumo, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara que o tabagismo responde pela incidência de mais de 50 tipos de doenças e por cerca de cinco milhões de mortes anuais no planeta -, disseram.

O comerciante José Maria Melo, 55 anos, fumou durante 40 anos e a quase dois parou de fumar. Após diversas tentativas para deixar o cigarro sozinho, ele procurou a ajuda da equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo.

- Comecei a fumar com 13 anos achava normal, pois todos lá em casa fumavam. Já cheguei a fumar quatro maços de cigarro por dia. Nestes 40 anos, algumas vezes fiquei sem fumar por dois, três meses, mas retornava ao fumo. Foi quando um amigo me indicou o programa e tomei uma decisão definitiva: Nunca mais colocaria um cigarro na boca -, declarou, afirmando que a ajuda profissional foi muito importante nesta decisão.

A coordenadora técnica do programa, Carla Soares, acrescenta que a motivação do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. “O José Maria é um exemplo de força de vontade. Ele conseguiu seguir o protocolo do Ministério da Saúde e parou de fumar em cinco semanas”, disse.

José Maria fala com orgulho dos benefícios obtidos após deixar o fumo. “Hoje consigo respirar melhor, o sono é tranquilo, diminui minha ansiedade e me sinto mais disposto”, falou.

Carla ressaltou que os benefícios obtidos depois de parar de fumar ocorrem após 20 minutos. Depois de cinco a 15 anos sem cigarro, o risco de derrame e enfarto reduz ao nível das pessoas que nunca fumaram.

Ela disse ainda que existem três tipos de dependência do tabaco: a química, a psicológica e a de comportamento. “Por isso é importante procurar ajuda profissional para que seja feita a avaliação do tipo de dependência que predomina e, desta forma, o paciente seja direcionado o tratamento adequado”, frisou.

O tratamento consiste na terapia cognitiva comportamental e terapia medicamentosa como tratamento coadjuvante.

A programação do Dia Mundial sem Tabaco prossegue nesta terça-feira (29), a partir das 19h, no auditório da Escola Estadual Municipal Matias Neto, onde será realizada a palestra “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, com o objetivo de desenvolver atividade de prevenção primária para os alunos.

Para finalizar, no dia 30, a partir das 19h, haverá atividade em bares e restaurantes na Praia dos Cavaleiros, onde serão tratados assuntos sobre os malefícios do cigarro e a possibilidade de tratamento.

Em cada local terá ainda distribuição de material educativo sobre a dependência física, psicológica e comportamental do cigarro. Também será realizado com os participantes um teste para verificar a dependência que o tabagista tem com a nicotina (substância do cigarro que causa dependência).

A sede do programa da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo funciona na Rua Conde de Araruama, 569, no Centro. Para mais informações basta ligar para o telefone (22) 2772-2317.


Fotos Relacionadas