logo

Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado com programação especial

29/01/2013 14:24:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Ana Chaffin

Projeto “História Sobre História em Quadrinhos” acontece na Biblioteca Municipal.

Em homenagem ao Dia Nacional dos Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, a Prefeitura de Macaé vai promover nesta quarta-feira (30/01), o projeto “História Sobre História em Quadrinhos” que acontece na Biblioteca Municipal Professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva, no Parque Aeroporto. O projeto tem o objetivo de apresentar às crianças o mundo das histórias em quadrinhos, de forma lúdica, além de realizar uma rápida oficina.

Na oportunidade, os participantes serão orientados na construção de um personagem para montar histórias em quadrinhos próprias. De acordo com o governo municipal, as crianças podem utilizar os quadrinhos como forma e estímulo ao aprendizado, assim como os adultos também podem relembrar as histórias que os ajudaram no desenvolvimento da leitura no passado. A oficina busca ainda explorar a criatividade, ampliar a visão dessa outra forma de comunicação, resgatar e conquistar novos admiradores.

A Biblioteca Pública Municipal Tarsila Poiares Carneiro da Silva, foi inaugurada no dia 10 de setembro de 2012. Ela conta com um acervo de aproximadamente cinco mil livros entre literatura, dicionários, enciclopédias, além de uma grande variedade de revistas, CDs, jogos didáticos e um equipamento multimídia e fica localiza na Rua L, 70 – Parque Aeroporto.

Dia Nacional dos Quadrinhos

O Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro. A data foi instituída pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas (AQC) do estado de São Paulo. Nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Angelo Agostini. A consagração de uma data aos quadrinhos estimula a reflexão sobre a importância dessa linguagem no conjunto das manifestações artísticas.

No Brasil, vários cartunistas ganharam destaque pela criatividade: Henfil (personagens: Graúna e Zeferino), Ziraldo (personagens: Pererê e Menino Maluquinho), Péricles (personagem: O Amigo da Onça), Maurício de Sousa (personagens: Cebolinha, Mônica, Cascão), Fernando Gonsales (personagem: Níquel Náusea), Angeli (personagem: Rebordosa), Millôr Fernandes, entre outros.