Foto: Ana Chaffin
Grupo de Teatro Arte em Saúde apresentou esquete sobre o assunto
A equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo esteve, nesta terça-feira (28), na Casa do Idoso, para lembrar o Dia Nacional sem Tabaco (29 de agosto). O objetivo foi sensibilizar idosos e funcionários sobre os malefícios causados pelo uso do tabaco, que causa danos à saúde, afetando principalmente o coração, pulmão, cérebro e estômago. Na oportunidade, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) apresentou uma esquete que abordou o assunto de uma forma bem-humorada.
O voluntário e interno, Nestor França, de 61 anos, conta que há um mês utiliza medicamentos para parar de fumar e que pretende dar continuidade. "Estou fazendo tratamento com os profissionais da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo e gostando muito. Fumava dois maços de cigarros por dia e hoje diminui para oito unidades. A minha meta é parar de vez", contou.
Já outro morador, José Gomes, de 71 anos, ficou motivado em parar de fumar por causa da namorada, a também moradora da Casa do Idoso, Eurides Santos, de 84 anos. "Conversei com uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial sobre a minha vontade de parar de fumar e ela me encaminhou para o tratamento. Há quatro meses não fumo e estou me sentindo muito bem", comentou.
A coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle de Tabagismo, Janaína Magalhães, explica que a Casa do Idoso foi escolhida para fazer a ação pelo fato de muitos idosos consumirem tabaco. "A procura foi grande e por esse motivo estamos fazendo um trabalho de sensibilização para mostrar quais são os malefícios causados pelo uso do cigarro. Quando a pessoa tem interesse de parar, ela passa pelo primeiro atendimento, no qual é estabelecido um projeto terapêutico, que poderá ser em grupo ou individual", explicou.
Ela acrescentou ainda que, além da Casa de Convivência, o tratamento para quem deseja parar de fumar é oferecido gratuitamente nas Estratégias Saúde da Família (ESF) do Campo do Oeste, Aroeira, Visconde e Sana. A intenção é ampliar para mais oito unidades.
Cigarro também provoca danos sociais e ambientais
Comemorado no dia 29 de agosto, a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O consumo do cigarro causa quase 50 doenças. Entre as principais estão as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil. Os tumores malignos no pulmão lideram os falecimentos por câncer.
Serviço - Quem tiver o desejo de parar de fumar, poderá procurar atendimento gratuito com os profissionais da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, que funciona na Casa da Convivência, localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
No local, a pessoa recebe assistência por uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiros, psicólogos, entre outros. Mais informações pelo telefone 2762-0413.