logo

Diretrizes do Plano Municipal de Saúde de Macaé até 2025 são aprovadas

30/08/2021 10:19:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O documento aprovado na reunião apresenta as propostas e diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Macaé realizou, nesta quinta-feira (26), uma reunião extraordinária para apresentação e aprovação das propostas da Conferência Municipal de Saúde de 2019. E das das contribuições recebidas pela Consulta Pública, feita entre os dias 6 e 19 de agosto de 2021, e na Audiência Pública / Plenária do Conselho Municipal de Saúde, do dia 19 de agosto desse ano, e posterior deliberação sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2022-2025.

A Audiência Pública, em conjunto com a Plenária do CMS para a construção do Plano Municipal de Saúde, documento onde constam as diretrizes, objetivos, metas e indicadores para a saúde do município, foi realizada para o recebimento de propostas e contribuições de forma remota, pelo canal do YouTube da Prefeitura de Macaé e pelo aplicativo “Zoom”.

O presidente do Conselho, Pedro Paulo Pires, explica que o Plano Municipal de Saúde é um dos documentos mais importantes para a saúde. "O Plano conta com estratégias e cronogramas de trabalhos para os próximos anos, que contemplam programas existentes e aqueles que necessitam ser estruturados”, observou.

Durante a reunião, as propostas foram revisadas, alteradas e debatidas para aprovação, tendo como princípio as diretrizes do SUS, buscando excelência visando qualidade de vida para a população. Os conselheiros ressaltaram a importância da participação da população neste processo de construção da saúde, e, de forma coletiva, pontuam as prioridades das políticas públicas que devem ser implementadas pela gestão municipal. "A sugestão do usuário é que aponta o que está dando certo, onde é preciso melhorar e como fazer para aprimorar”, frisaram.