logo

Diversidade e Educação é tema de palestra para educadores

16/06/2012 15:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

O encontro de Encontro de Formação Continuada, que vai acontecer na próxima terça-feira (19), no prédio administrativo da Prefeitura (antigo Ouro Negro), das 8h30 às 11h30, discutirá o tema “Diversidade e Educação”. A programação, desenvolvida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenação de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, será direcionada aos orientadores educacionais e pedagógicos, além de supervisores de ensino, diretores e professores, que atuam na rede municipal. Ao todo estão sendo oferecidas 80 vagas.

O objetivo do encontro é contribuir com a qualificação dos profissionais do município reforçando a temática “Direitos Humanos e Cuidados”. O assunto é enfoque central do projeto “Encontros”, que está sendo desenvolvido pela equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, que segue o princípio da “Ética do Cuidar”, idealizado pelo escritor e pesquisador, Leonardo Boff .

Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, cursos como estes são essenciais para melhorar qualidade do ensino: “A escola é o lugar onde o aluno aprende a conhecer a si mesmo, ao outro, a se comunicar e a interagir com a sociedade. Desta forma, proporcionamos aos educadores experiências e vivências, que venham contribuir com o processo ensino-aprendizagem”, disse.

Ela pontua ainda, que a atuação do Orientador Educacional é muito importante para a construção do contexto educacional; “Esse profissional promove a verdadeira integração, estabelecendo um sistema de relações libertadoras em todas as dimensões da comunidade educativa. Por isso, qualificações como estas são primordiais”, lembrou Marilena Garcia.

Durante a programação, os participantes terão acesso a debates, mesas redondas e dinâmicas. A ocasião será marcada pela palestra “Diversidade e Educação”, ministrada pela professora e doutora em Educação pela Universidade de Barcelona, Bianka Pires André. A palestrante que tem experiência na área de Educação nos segmentos de inclusão social, integração escolar, minoria étnica, racismo e imigração brasileira, também atua como professora do programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Já a coordenadora de Orientação Educacional, Eronei Leite, ressalta que a programação promete marcar o bimestre letivo: “Semanalmente a equipe promove encontros específicos, no entanto, no final de cada período convidamos um palestrante ligado à área de Educação para abordar assuntos temáticos com os orientadores educacionais e outros profissionais. O orientador é o profissional dentro da escola que pode encontrar alternativas de ações que possibilitem ao professor rever sua prática, a forma como se relaciona com os estudantes e seus próprios colegas educadores. Ele deve ter como propósito atuar como elo entre escola e família, buscando sempre um bom ajustamento do aluno para alcançar o bom desenvolvimento de suas competências”, finalizou.