Doações à Campanha do Agasalho são distribuídas

06/07/2022 19:34:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

A maioria da população em situação de rua é masculina, por isso o Pró-Bem faz um apelo por roupas para homens

A equipe do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem) segue distribuindo a pessoas em situação de rua, em pontos alternados, os donativos arrecadados com a “Campanha do Agasalho”. Também estão sendo atendidos os assistidos no Centro POP e no abrigo do Hotel de Deus.

Entre as doações recebidas pela Prefeitura esta semana está a da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que desenvolve o projeto “Mãos que Ajudam”. Foram doados 63 cobertores; 299 quites com escova de dentes, creme dental, barbeador e sabonete; 50 quites com os mesmos itens, com exceção de escova de dentes, 21 barbeadores e 196 pacotes de absorventes íntimos.

“Não se consegue nada sozinho. Por isso, é tão importante estas parcerias. Os grupos que arrecadam nos ajudam muito. E estamos fazendo um pedido especial para a Campanha do Agasalho: precisamos de mais roupas masculinas, porque as recebemos em menor quantidade, mas quem está nas ruas, em sua maioria, são homens”, solicita a primeira dama da cidade e coordenadora do Pró-bem, Quelen Rezende.

“Parcerias como a com o “Mãos que Ajudam” fazem com que possamos atender as pessoas em situação de rua no momento mais difícil em que estão vivendo. Essas doações representam solidariedade e afeto. Ficamos muito gratos por estas parcerias”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Maia.

Mãos que Ajudam

“Estamos colocando em prática o que aprendemos na igreja que é o serviço ao próximo. O programa 'Mãos que Ajudam' tem este objetivo. O projeto recebe doações pessoais e voluntárias dos membros da igreja ou arrecadada por eles em seus círculos de relações pessoais e profissionais. Aproveitamos para convidar a comunidade a participar conosco em ações futuras”, explica a coordenadora do projeto e especialista em bem-estar e autossuficiência da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, Maria da Glória Oliveira.

Segundo ela, o projeto é realizado há 20 anos no Brasil e já se internacionalizou. Durante os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, os religiosos confeccionaram máscaras, no primeiro ano e, no ano seguinte, arrecadaram cestas básicas, também destinadas à Secretaria de Desenvolvimento Social. “Esta parceria com a Secretaria e o Pró-Bem está sendo muito interessante para nós, porque temos segurança de que nossas doações vão realmente para as pessoas que necessitam”, frisou.

A membra da igreja, Kenia Wolino, estava com a filha Larissa, de 9 anos de idade, durante a entrega dos donativos. “É importante trazê-la para criar um hábito na criança e ajudar a sensibilizá-la para a necessidade do próximo. Doar é muito gratificante e nunca nos falta”, disse.


Fotos Relacionadas