A realidade dos moradores do Lagomar, que há mais de 30 anos sofriam com a falta de abastecimento de água, começou a mudar nesta-quarta-feira, (9), com um novo sistema de distribuição implantado pelo prefeito Dr. Aluízio.
Para amenizar o sofrimento da população que ainda não conta com rede de água encanada, caminhões-pipas começaram a abastecer as residências e as caixas de água comunitárias do bairro, levando água tratada e de qualidade para quem só podia contar com a água de poço, considerada inadequada para o consumo.
Dr. Aluízio esteve à frente da equipe de trabalho que iniciou a ação e percorreu ruas dos bairros para acompanhar o abastecimento de água e conversar com moradores sobre as principais necessidades do bairro. A iniciativa contou com a participação de 24 agentes comuntários de saúde, que prestaram orientações sobre a limpeza das caixas de água e o correto armazenamento e manipulação da água para evitar contaminação e a proliferação do mosquito da dengue, além de realizarem um levantamento dos principais problemas do bairro.
“As pessoas não têm água e dessa realidade surgem dois conceitos. Um é a importância de oferecer água tratada para que as pessoas possam beber, cozinhar, realizar suas atividades do dia a dia. O segundo é que, levando água tratada para as pessoas se evita a armazenagem de água de qualidade inadequada que podem causar doenças e que podem trazer a proliferação do mosquito da dengue. Levar água tratada é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.
O novo sistema de abastecimento será realizado de forma contínua com apoio dos agentes comunitários e será acompanhado de outras ações para melhorar o acesso da população à água tratada, como a instalação de novas caixas de água comunitárias em diversos pontos do bairro para facilitar o deslocamento dos moradores.
Moradora do Lagomar há mais de 10 anos, Adriana Zacarias de Souza comemorou a chegada da água tratada para sua família.
“Tem dia que não tínhamos um copo de água para beber e quando não tínhamos dinheiro para comprar, o jeito era usar a água do poço mesmo, que é muito ruim. Saber que teremos água tratada para beber traz uma tranquilidade grande para nós”, declarou.
Com uma caixa de água limpa e higienizada conforme a orientação dos agentes comunitários, a moradora Vânia dos Santos Rangel e seus vizinhos estavam prontos para receber a água tratada, que agora estará mais perto de casa.
“De tudo o que a gente precisa não tem necessidade maior do que a água, porque sem ela são nossos filhos que sofrem. Essa água que está chegando é abençoada.”