logo

Dr. Aluízio participa de abertura oficial do 4º MacaEnf

05/11/2013 18:45:00 - Jornalista: Celine Moraes

Foto: Wéverthon Manhães

O encontro abordou os temas Saúde, Sustentabilidade e Enfermagem

Autoridades do município e representantes do corpo docente e discente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizaram na manhã desta terça-feira (05), a sessão oficial de abertura do 4º Encontro de Enfermagem do município e região (MacaEnf), no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem). O evento é promovido pela UFRJ Campus Macaé em parceria com a Prefeitura e da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) e idealizado pelos participantes do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ-Macaé de forma integrada com outros cursos.

Tendo como eixo central os temas Saúde, Sustentabilidade e Enfermagem, o 4º MacaEnf tem como principal objetivo possibilitar a troca de experiências entre os profissionais que atuam em áreas afins, na intenção de promover um intercâmbio e a integração entre a comunidade, a gestão da saúde e a Universidade através da pesquisa científica, na intenção de encontrar novas tendências e possibilidades de melhorias para a saúde, com ênfase na situação epidemiológica de Macaé.

Compondo a mesa de abertura, o Prefeito Dr. Aluízio destacou a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem, que têm como principal característica o empenho no cuidado com o outro:

“Para adentrar no universo da saúde é preciso adentrar também na cultura do cuidado, pois é isso o que a sociedade espera do profissional no momento da dor e da doença. Só quem convive com a doença consegue entender e se colocar no lugar do outro, e ninguém melhor do que o profissional da enfermagem para entender este processo. Se não entendermos a importância do conviver com o outro, perderemos o sentido de trabalhar com saúde”, declarou.

O Reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, ressaltou a importância da parceria da academia com os demais poderes e instituições para o crescimento da universidade. “O curso de enfermagem da UFRJ-Macaé é uma demonstração clara do sucesso de que parcerias bem realizadas da universidade com instituições e com o poder público municipal, só nos trazem resultados positivos. Em breve teremos a avaliação oficial do curso e não mediremos esforços para alcançar a excelência merecida por professores e alunos”.

Representante da Escola de Enfermagem Anna Nery, instituição de ensino de enfermagem mais antiga do país, a professora Marlea Chagas Moreira realizou a tradicional Cerimônia da Lâmpada, que se tornou símbolo da enfermagem moderna em homenagem à enfermeira inglesa Florence Nightingale, que ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, por utilizar lamparinas para iluminar os doentes durante a noite. Docentes do curso de enfermagem foram homenageados durante a cerimônia, além do reitor da UFRJ e do Prefeito Dr. Aluízio.

A abertura oficial do evento também contou com a presença do secretário e do subsecretário municipal de Saúde, Flávio Antunes e Michel Haddad, do presidente da FUNEMAC, Alexandre de Azevedo, do Pró-Reitor de Pessoal da UFRJ, Roberto Antônio Ganbine, da professora Maria Antonieta Tyrrel – responsável pela implantação do curso de enfermagem no município -, da Coordenadora do curso de Enfermagem da UFRJ Macaé, Gláucia Valadares, da representante do COREN-RJ, Lílian Behring, da representante do Campus UFRJ-Macaé, Tatiana Konno, e da professora Elizabeth Accioly, que assumirá interinamente o cargo de direção da UFRJ do Campus Macaé.

A programação desta terça-feira contou ainda com a realização da mesa-redonda “Integrasaúde: Os Rumos da Sustentabilidade na Contemporaneidade”, liderado pelo professor Tadeu Lessa, e com uma sessão pôster feita pela Coordenação de Comissão Científica. Os trabalhos do 4º MacaEnf continuam nesta quarta-feira (6), a partir das 10h, com a apresentação do painel “Projetos em Saúde e a Relação com a Sustentabilidade – Diagnóstico do Campus UFRJ-Macaé Aloisio Teixeira, que terá como moderadora a professora Inês Leoneza, além do curso “Capacita Coren”, com a professora Roberta Coutinho.


Fotos Relacionadas