Foto: Flávio Sardou
Ação, que contou com a presença do prefeito, utiliza a estrutura que já é do município, sem novos gastos
Como vem acontecendo em outros bairros da cidade, a Costa do Sol recebeu hoje (15) logo pela manhã, uma equipe da Prefeitura de Macaé para realizar mais um mutirão. O prefeito Dr. Aluízio acompanhou o trabalho, que de acordo com ele é, acima de tudo, uma questão de saúde pública.
“Não queremos somente limpar as ruas do bairro, mas sim trazer qualidade de vida para a população. O contato direto com o esgoto e com o lixo acumulado pode trazer sérios riscos à saúde, além da proliferação de ratos, mosquitos e insetos”, comentou o prefeito. Para o trabalho de limpeza na Costa do Sol, foram necessários 40 trabalhadores e cinco máquinas, sendo três retroescavadeiras, uma pá mecânica e um trator 4x4 para locais de difícil acesso.
Agentes de combate a endemias também estiveram presentes, orientando os moradores. “É uma ação simples de ser realizada, apesar da grande quantidade de lixo e entulhos encontrados. Estamos retirando uma média de oito toneladas de lixo por dia durante os mutirões, e o melhor, sem gastar nenhum centavo com isso, apenas utilizando a estrutura que já temos, com equipamentos e profissionais próprios da prefeitura”, ressaltou Dr. Aluízio.
Segundo a moradora Benedita Caetano, a limpeza é um pedido antigo dos moradores. “Convivemos com montes de lixo e entulhos diariamente no bairro. Já fizemos inúmeras solicitações, inclusive com ofícios protocolados, mas esta é a primeira vez que presenciamos um mutirão como este aqui. A partir de agora, vamos unir os moradores para fiscalizar e manter o local sempre limpo”, declarou.
Após roçada, varrição e limpeza de valões, bueiros e galerias de esgoto, também foram deixadas algumas caçambas pelo bairro, para evitar que o lixo volte a se acumular em locais inapropriados. Os mutirões de limpeza, que devem continuar durante todo o mês em diversos locais da cidade, contam com a atuação de funcionários das secretarias de Ambiente, Limpeza Pública e da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane). Parque Aeroporto, Nova Holanda, Novo Horizonte, Alto dos Cajueiros e Costa do Sol já foram contemplados com o serviço, com uma média de 30 caminhões de lixo retirados por mutirão.