Foto: Flávio Sardou
Durante o encontro, o Prefeito ouviu os alunos que buscam melhoria nas atividades escolares
Conforme foi prometido na última quinta-feira (25), durante uma reunião com alunos da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias no auditório do Paço Municipal, o Prefeito Dr. Aluízio visitou a instituição na manhã desta terça-feira (30). Acompanhado da Secretária de Educação, Lúcia Thomaz e do diretor da escola, Márcio Fidélis, o Prefeito visitou cada espaço do estabelecimento, lembrando-se dos pedidos de melhorias feitos pelas crianças durante a reunião.
Após visitar sala por sala e cumprimentar alunos, professores e demais profissionais, Dr. Aluízio e a Secretária de Educação Lúcia Thomaz se reuniram com diretores, supervisores e orientadores pedagógicos da escola na presença de representantes e vice-representantes de turma do 6º ao 9º ano da escola e de uma Conselheira Tutelar. Durante o encontro, o Prefeito ouviu mais uma vez os anseios dos alunos para a melhoria das atividades escolares. Mais segurança nas áreas próximas à escola, principalmente para os estudantes que saem à noite, um porteiro para o turno da tarde e, a principal reivindicação, transporte para a locomoção dos alunos para a realização de aulas de Educação Física, que acontecem em locais externos ao colégio, foram ressaltados pelos alunos.
Dr. Aluízio tranquilizou os estudantes com relação aos pedidos e afirmou que todos os esforços serão feitos para que já na próxima semana as solicitações comecem a ser atendidas.
“Vou fazer um pedido pessoalmente à Secretaria de Ordem Pública e à Guarda Municipal para verificar a situação da segurança em torno da escola. As Rondas Escolares já deveriam estar acontecendo e se não estão, terão que acontecer de forma urgente, assim como a presença de um porteiro no turno da tarde. Mas também é urgente a questão do transporte para as aulas de Educação Física, pois é uma disciplina obrigatória no currículo escolar e importantíssima para o desenvolvimento da criança e adolescente. Vamos resolver isso até a semana que vem da melhor maneira possível”, respondeu o Prefeito aos alunos.
A Secretária de Educação do Município, Lúcia Thomaz, também tranquilizou os alunos com relação à chegada do uniforme escolar. “Passamos por todos os trâmites necessários para reformular o uniforme da Rede Municipal de Ensino e isso demanda um certo tempo para fazermos tudo da forma mais correta e completa para o aluno. Dentro de cerca de um mês os alunos já receberão os uniformes escolares completos, inclusive com a ideia de também adicionarmos os tênis no pacote do uniforme. Acredito que a espera valerá a pena”, revelou Lúcia.
O diretor da Escola Caetano Dias, Márcio Fidélis, se disse honrado da instituição receber a atenção do Prefeito e da Secretária após um movimento dos próprios alunos e após sofrerem uma invasão de vândalos que danificaram vários equipamentos da escola . “Isto é inédito e a Prefeitura merece parabéns pela iniciativa e por demonstrar que é um governo democrático e respeitoso com todos, pois ouviu e deu atenção aos nossos alunos que também estão de parabéns pela iniciativa do movimento. Temos problemas sim, mas temos uma vontade ainda maior de resolvê-los. Sofremos com a invasão na madrugada seguinte em que nossos alunos fizeram o movimento, mas não vamos nos deixar abalar por esta situação”, declarou.
O principal incentivador do movimento de alunos que levou as reivindicações até a Prefeitura, o estudante do 8º ano Jonathan Sodré, confessou que a visita foi uma surpresa para todos.
“O Prefeito já havia prometido vir à escola no dia 30 quando fomos até a Prefeitura, mas sinceramente não acreditava que ele viria, por isso me surpreendeu a presença dele aqui e a reunião conosco. Ficamos muito satisfeitos, achei interessante tudo o que falou e espero que os resultados sejam positivos”, disse.
Para Dr. Aluízio, o mais importante do encontro foi ver que os estudantes tiveram uma consciência cidadã na hora que decidiram ir em busca de seus direitos. “Fiquei sim satisfeito com a reivindicação, foi uma postura muito madura para crianças e adolescentes da idade deles. E é isso que queremos, uma Educação que nos dê consciência para o bem coletivo e a liberdade para que possam se expressar tanto para criticar positivamente quanto negativamente. Essa é a tônica do nosso governo para a Educação”, finalizou.