O Programa Eco Cidadão realiza, na quarta-feira (15), mais uma oficina temática com alunos da Escola Municipal Neusa Brizola. Os estudantes vão participar do Dia da Salada Orgânica da Oficina Sensorial e do plantio da Muda da Paz. Durante a realização da oficina, terão a oportunidade de estimular e apurar o olfato, paladar, tato e audição, desenvolvendo a percepção e a sensibilidade e identificarão aromas de temperos, frutas cítricas, aromatizantes, e também formas e texturas de plantas.
As atividades relacionadas a educação para a paz prevêem o plantio da Muda da paz, que representará os valores aprendidos como cooperação, respeito, solidariedade, responsabilidade que devem ser cultivados sempre. A atividade faz parte do Projeto Cultivar Plantas Cultivar paz, desenvolvido pelo Programa Eco Cidadão desde 2007 em comunidades de Macaé.
O objetivo das oficinas é aproximar os participantes, fortalecer laços e relações de amizade e parceria, além de promover a educação ambiental, a educação para o consumo alimentar, a convivência cidadã e a cultura de paz.
- As oficinas realizadas ao longo do ano de 2010 contribuíram para a construção dos valores universais, para o respeito das regras coletivas e aos princípios que a sustentam. Incentivaram o trabalho coletivo, a corresponsabilidade e a compreensão do sentido da paz no cotidiano de vida.
Nessa época de excessos, desejamos a todos um Natal mais saudável e pacífico, lembrando que nascemos para compartilhar e viver solidariamente e que a boa convivência cidadã é possível e melhora a qualidade de vida dos cidadãos, a autonomia, as conquistas coletivas e, consequentemente, a transformação social, diz a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta.
O projeto Cultivar plantas - Cultivar paz vem conquistando o reconhecimento internacional, é um dos dois únicos trabalhos, na América do Sul, selecionado pelo “Programa Cidades cultivando para o futuro”, promovido pela Ruaf (Holanda), Ipes (Peru), Idrc (Canadá). O projeto também foi agraciado com os prêmios Energy Globe- National- Brazil, concedido pela União Européia-2007, selecionado pela ONU entre as sete práticas de Transferências Globais, Best Practices 2008, prêmio concedido pela HabitatONU e Prefeitura de Dubai (Emirados Árabes), Melhores Práticas da América Latina e Caribe pelo Governo da Espanha, em 2009, Fundacion Habitat (Colômbia) 2010.
O Eco Cidadão desenvolve as ações em parceria com a Ruaf (Holanda), IDRC (Canadá), IPES (Peru) e Prefeitura de Macaé.