Foto: Divulgação
Durante Seminário, na capital argentina, Programa Eco Cidadão apresentou o projeto “Cultivar plantas–Cultivar paz”
O Programa Eco Cidadão continua levando o nome de Macaé além das fronteiras do município, participando de vários eventos não só no Brasil, mas em outros países, levando as práticas desenvolvidas pelo programa no nosso município. Entre os dias 26 e 27 de agosto, a coordenadora do Eco Cidadão, Marielza Cunha Horta, esteve participando, em Buenos Aires, Argentina, do “Seminário Intercâmbio de Experiências educativas e o Vínculo educativo Comunidade-Escola-Familia".
O evento, organizado pelo Ministério da Educação da Cidade Autônoma de Buenos Aires, aconteceu no Salon Dorado do Palácio Legislativo.
Segundo Marielza Horta, além do Programa Eco Cidadão, foram apresentadas outras práticas desenvolvidas em cidades do Mercosul , tais como Buenos Aires, Rafaela, San José, entre outras. O principal objetivo do encontro foi debater a educação inclusiva, onde temas importantes, como cidade educativa, o lugar do docente e o vínculo educativo comunidade-escola-família, foram debatidos pelos participantes.
Durante o painel “Vínculo educativo – Comunidade-Escola-Família”, o Eco Cidadão apresentou o projeto “Cultivar plantas–Cultivar paz”, que o programa vem desenvolvendo em escolas da rede municipal de Macaé, destacando temas relacionados com a educação para a sustentabilidade na sociedade e a construção da cultura de paz em âmbitos locais.
Marielza Horta considerou o evento uma excelente oportunidade para troca de experiências, intercâmbios de conhecimentos de alternativas e políticas bem sucedidas, que colaboram efetivamente para melhorar a qualidade do ensino e as relações sociais entre alunos, professores e pessoas das comunidades. “A repercussão do trabalho desenvolvido pelo Eco Cidadão foi muito positiva, com reconhecimento da importância das nossas iniciativas por gestores renomados e comprometidos com a qualidade educativa. Isso nos estimula e nos ensina”, colocou a coordenadora do Eco Cidadão.
As ações desenvolvidas pelo Eco Cidadão contam com a parceria da Prefeitura de Macaé, o apoio da Purac Sínteses e a cooperação técnica da Fundação Ruaf (Holanda), IPES (Peru), IDRC (Canadá), Universidade Aberta do Porto (Portugal), UN Habitat (ONU).
De acordo com Marielza Horta, o Programa Eco Cidadão tem interesse em ampliar as suas iniciativas para outras comunidades e aceita a participação de voluntários para a realização das oficinas temáticas, assistência técnica para ampliação das hortas e jardins e doações de insumos agrícolas. Os interessados podem fazer contato pelo telefone; 22 88273186 e pelo e-mail ecocidadao@yahoo.com.br.
O trabalho conta com a parceria da Prefeitura de Macaé, o apoio da Purac Sínteses e a cooperação técnica da Fundação Ruaf,(Holanda) IPES(Peru),IDRC (Canadá), Universidade Aberta do Porto(Portugal),UN Habitat (ONU).