logo

Eco Cidadão participa de evento no Chile

08/11/2010 14:57:55 - Jornalista: Equipe Secom

Representando Macaé, a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, participou na última semana, em Valparaíso, no Chile, do Seminário Internacional Políticas Públicas e Violência. O evento aconteceu no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Chile e fez parte da programação do III Fórum Universal das Culturas, sediado esse ano,em Valparaiso.

A Prefeitura de Valparaiso ,o Programa Federal Conace e Governo do Chile foram os promotores do Seminário. Além da apresentação do Programa Eco Cidadão,foram apresentadas outras práticas desenvolvidas nas cidades Montevideo, Canelones,(Uruguai) e Mendonza (Argentina).

O evento contou com a participação de gestores de cidades chilenas, brasileiras , autoridades do governo local,nacional, gestores públicos do poder executivo e judiciário,vereadores e senadores.do Chile.

A apresentação do Eco Cidadão foi sobre o projeto “Cultivar plantas – Cultivar paz”, desenvolvido em Macaé, durante o painel “ Mostra de Políticas Públicas em matéria de Prevenção- a experiência Latinoamericana”.

O objetivo do Seminário foi de avançar na construção nacional e regional de novas estratégias para enfrentar a violência através da prevenção e a partir do diálogo e debate internacional de atores técnicos, sociais e políticos

- O evento superou as expectativas, e possibilitou o conhecimento de práticas, propostas de prevenção, trabalho em rede, prevenção seletiva com jovens, estratégias educativas e preventivas, bem sucedidas nas comunidades mais pobres e vulneráveis das cidades da América Latina. A experiência do Eco Cidadão, mais uma vez, teve uma repercussão muito positiva e contribuiu para a busca de respostas relacionadas aos temas de cultura de paz. O projeto recebeu elogios de pessoas de diversos setores e também solicitações para intercâmbios, o que comprova a importância do trabalho desenvolvido e a divulgação positiva que esse trabalho proporciona ao município de Macaé, ressaltou Marielza.

O Programa Eco Cidadão conta com a parceria da prefeitura de Macaé, o apoio da Purac Sínteses e a cooperação técnica da Fundação Ruaf,(Holanda) IPES(Peru),IDRC (Canadá), Universidade Aberta do Porto(Portugal), e UN Habitat (ONU).