O Programa Eco Cidadão, mais uma vez, integra o Relatório Final da Sociedade Civil para a Década de Cultura de Paz e não Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010 – ONU) que será entregue, em maio de 2010, para a UNESCO.
Em 2005, o Relatório foi realizado na metade da década e recebeu informação de mais de 700 organizações da sociedade civil de diferentes países e foi apresentado na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro do mesmo ano.
O ano de 2000 foi eleito em Assembléia Geral da ONU como o Ano Internacional da Cultura de Paz, que serviu de base para a Década para a Cultura de Paz e não Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010) e para o Movimento Global da Cultura de Paz, que impulsionou muitas iniciativas locais ao redor do mundo que visam promover a paz entre os povos, para a construção de sociedades mais justas, igualitárias e pacíficas.
- Pela segunda vez, o Eco Cidadão participa do relatório, por ser um trabalho que incentiva a paz, a convivência harmônica comunitária, a democracia, a autonomia dos cidadãos que conduz à cidadania participativa, a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a inclusão social, a diversidade e a justiça ambiental. Os princípios do Manifesto da Paz estão incorporados no desenvolvimento das nossas ações, que aliam os valores da educação ambiental e da cultura de paz – explica a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta.
As iniciativas do Programa Eco Cidadão têm parceria com a Prefeitura de Macaé, Fundação Ruaf IPES,IDRC, participam do projeto Amigos da Escola promovido pela Rede Globo e vêm conquistando vários prêmios internacionais, recentemente foi escolhida pelo UN Habitat-ONU e Prefeitura de Dubai, como uma das 100 Melhores Práticas Globais.