Os alunos do Colégio Estadual Matias Neto participaram, na amanhã desta sexta-feira (6), de uma oficina promovida pelo Programa Eco Cidadão em parceria com o Projeto Amigos da Escola-Rede Globo. O tema selecionado foi "Educação e valores" e o objetivo da iniciativa foi promover reflexão e ações para a formação e prática dos valores universais na vida cotidiana, tendo a escola como promotora e incentivadora para a construção da convivência escolar democrática e pacífica e para a transformação social.
Dentre as atividades previstas aconteceu a palestra expositiva "Valores da cultura de paz", apresentação e discussão sobre o Manifesto da Paz, formação de grupos para debates e desenvolvimento de questões sobre a paz no cotidiano, e a importância de rever valores e princípios para que todos possam contribuir na construção desta cultura de respeito e solidariedade entre os cidadãos
Segundo a coordenadora do Eco Cidadão, Marielza Horta, trabalhar com os jovens é uma experiência interessante que apresenta resultados. "Os jovens têm um potencial mobilizador e transformador significativo. A proposta é incentivar esse protagonismo juvenil para que sejam capazes de interferir na realidade de maneira positiva e contribuírem efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária, onde os direitos humanos são iguais para todos", explicou, acrescentado que a escola é um agente que pode contribuir em muito para para a mudança social. “É um espaço de aprendizagem para desenvolver sentimentos e ações de cidadania, humanismo, justiça e civilidade”, disse Marielza.
O Programa Eco Cidadão participa do Projeto Amigos da Escola, atuando no Colégio Matias Neto, em Macaé, desde o ano de 2009, com o apoio da Purac Sínteses. Amigos da Escola foi criado pela Rede Globo, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, dos profissionais e da comunidade.