Projeto é desenvolvido em cinco unidades escolares
A Secretaria Municipal de Educação iniciou um projeto em cinco unidades de ensino sobre estudos específicos de ecossistemas dentro da disciplina Ciências. Temas como Restinga, Manguezal, Mar e Ilhas Costeiras, Lagoas Costeiras, e Mata Atlântica estão sendo trabalhados pelos professores nas escolas Ciep Oscar Cordeiro, Ciep Leonel Brizola, Ciep Maringá, Colégio Maria Isabel e Carolina Curvello. As aulas acontecem semanalmente, em forma de oficinas, e tem despertado o interesse e a conscientização dos alunos.
O objetivo principal do trabalho é que o aluno consiga identificar em um ecossistema os componentes, entendendo como os organismos se relacionam em um ambiente e assim se conscientizar sobre a importância da conservação e preservação do ecossistema.
“Manter a continuidade dos ecossistemas é fundamental para a qualidade de vida, para o desenvolvimento social e econômico. Muitas disparidades sociais, pobreza e conflitos decorrem pela degradação dos ecossistemas e consequente perda dos bens naturais, principalmente sobre as populações mais vulneráveis. Através da Educação podemos dar a contribuição necessária para a formação dessa conscientização”, destacou a secretária de Educação, Leandra Lopes.
Para a professora de Ciências, Layza Mendes Brandão, o projeto tem contribuído para que os alunos se apropriem das principais características desses ambientes e os reconheçam ao seu entorno.
"Dessa forma, eles criam um sentimento de pertencimento e, consequentemente, cuidado. Isso corrobora com alguns trabalhos já publicados que demonstram que a apropriação do espaço é um processo que se constrói nas etapas de identificação, sentimento de pertença, personificação, cultivação e sentimento de defesa", apontou Layza.
No Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão os conceitos sobre Lagoas Costeiras têm sido introduzidos ao longo das oficinas, com vídeos, pinturas e textos, de forma que os próprios alunos sejam capazes de caracterizar o ecossistema.