Edital de Música da Escola de Artes de Macaé será lançado em breve

May 16, 2024 4:36:00 PM - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

As vagas serão para o nível técnico-profissionalizante

O edital para vagas a partir do segundo semestre deste ano letivo para o Curso Técnico de Música (instrumentos e canto) da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) será lançado em breve. A Emart é uma das poucas escolas no Estado do Rio de Janeiro a oferecer cursos públicos de música e de teatro em nível profissionalizante gratuitamente. A unidade, vinculada à Secretaria de Cultura de Macaé, funciona na Av. Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade.

O coordenador do Curso de Música da Emart, Leonardo Passos, recomenda que os interessados se preparem para o processo seletivo. Ele informou que o lançamento do edital está previsto para o início de junho e as inscrições para o final do mesmo mês. Já a prova teórica está programada para a segunda semana de julho e a prática, para final de julho.

“No início de junho, o edital deverá ser divulgado com os pré-requisitos para ingresso e o conteúdo da prova de seleção”, disse o coordenador.

O último edital do Curso de Música da Emart, publicado em julho de 2023, contou com mais de 400 pré-inscrições para o processo seletivo. Foram exigidas dos candidatos noções básicas de música, comprovadas por prova teórica e prática no instrumento musical para o qual o candidato se inscreveu ou canto. Ambas as etapas foram presenciais e eliminatórias. Apenas puderam se candidatar à vaga maiores de 16 anos que concluíram o Ensino Médio (E.M.) ou estavam cursando o segundo ano deste nível de ensino.

No edital de 2023 para o nível profissionalizante foram abertas vagas para os seguintes cursos: Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto. As aulas são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com disponibilidade do professor.