logo

Educação: "Agosto com histórias" no próximo dia 31

19/08/2011 16:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Sensibilizar os que se interessem pela arte de contar histórias. Esta é a proposta do “Onde o rio de gente se encontra com o mar de histórias”, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Este mês. os amantes da leitura, professores da rede municipal de ensino, além de estudantes do curso de contadores de histórias e de Formação de Professores, terão a oportunidade de participar da programação “Agosto com Histórias” que vai ser realizado no auditório do Colégio Luís Reid, no próximo dia 31, a partir das 18h.

A programação será marcada pela apresentação de contadores do grupo de Macaé HistoriArte, ex- formandos do curso de contadores de histórias e apresentações diversificadas. A participação dos grupos visa propiciar vivência de processos de criação e expressão de quem conta e de quem ouve.

O público também terá poderá assistir a palestra “Educação para paz: Terapia, poesia, arte-educação”. O tema será desenvolvido pela professora, fonoaudióloga e pós-graduada em “Psicoterapia, Educação e Cultura para paz”, Sandra Olive Wyatt.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o evento é de suma importância pois a arte de contar histórias reforça a formação do indivíduo, quer como instrumento de ensino e autoconhecimento,ou como ferramenta na busca de uma maior expressividade artística e verbal ou como elemento dinamizador de grupos e da leitura em unidades de ensino.

“A proposta é que as bibliotecas e salas de leituras das escolas municipais sejam mais utilizadas de maneira, que contribuam com o processo ensino-aprendizagem”, disse. Ele frisou também que a contação de histórias contribui na construção do conhecimento, intelecto e lado lúdico e emocional dos alunos.

Entusiasmada com a programação, a ex-aluna do curso da Casa de Contadores de Histórias Flaviá Picon contou que faz questão de se integrar ao evento . “Amo contar histórias. Concluí o curso no ano passado e faço questão de levar a arte para os admiradores. Já estou escolhendo as histórias que vou apresentar no mês de agosto. Me emocionei demais na programação “Junho tem histórias”, observou.

Também animada, contadora de história participante e coordenadora do programa de Leitura em Macaé, Maria Georgina de Souza, destacou que o evento tem a intenção de dar asas à imaginação do público, através de histórias que integram personagens variados. “Levar a importância da contação de história para futuros professores, educadores e admiradores da literatura é de fundamental importância. Só assim, poderemos perceber a mudança de hábitos nos alunos, que devem ser despertados ao prazer e emoção de livros e contação de histórias, que envolvem personagens como fadas, princípes e heróis”, contou.

Segundo a coordenadora da Casa de Contadores de História, Margarida Maria Barcelos, a programação tem a finalidade de destacar possibilidades de levar a reflexão e conhecimento. “A proposta é facilitar imaginação criadora através de atividades, que servem para trabalhar a palavra”, ressaltou.