Educação ambiental e canoagem na praia de Imbetiba

01/02/2023 08:21:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Atividade aconteceu na tarde desta terça-feira (31)

Crianças e adolescentes integrantes de dois projetos sociais desenvolvidos em Macaé tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (31). Eles foram os convidados especiais do projeto educativo "Vou de Canoa", que nasceu em Niterói, em 2019, e tem como principal objetivo despertar o cuidado com o meio ambiente.


"Fiquei fascinada. Não imaginava que fosse tão interessante", afirmou Júlia, de oito anos, logo após conhecer o acervo marinho montado na areia. "É uma exposição sensorial. As crianças têm contato com a riqueza do mar e, dessa forma, despertamos o cuidado", explicou a idealizadora do projeto, Luiza Perin.

O Projeto "Vou de Canoa" conta com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. "É um evento com cunho de educação ambiental muito forte, porque são repassadas orientações sobre a preservação da vida marinha", destacou o Secretário Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna.

Ao todo, cerca de 60 crianças e adolescentes macaenses conheceram a iniciativa. "É uma grande oportunidade que as crianças têm de conviverem com esse universo e descobrirem cada vez mais sobre ele", disse o Secretário Municipal de Esportes, Marvel Maillet, que também esteve presente.

Além do viés educacional, o "Vou de Canoa" também é uma expedição - que vai percorrer 400 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro. No mar serão duas canoas, com seis remadores em cada uma. O slogan é "uma grande aventura com um grande propósito: levar educação ambiental para a preservação dos oceanos".

Nos próximos 30 dias o "Vou de Canoa" vai passar, além de Macaé, pelos seguintes locais: Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Niterói, Rio de Janeiro (no Flamengo e no Recreio dos Bandeirantes), Mangaratiba, Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty.

Esta é a primeira expedição realizada pelo projeto. "A finalidade é dialogar com crianças em condição de vulnerabilidade social. Escolhemos começar por Macaé porque aqui a canoa havaiana tem força. O município tem 10 clubes canoístas", finalizou Luiza Perin, que é bióloga marinha, educadora ambiental, escritora e remadora