Vinte alunos do colégio Castelo participaram da aula inaugural do projeto de educação ambiental na Lagoa de Imboassica, realizada na última terça-feira (06). A turma foi dividida; um grupo foi na parte da manhã e outro à tarde. Os estudantes puderam conferir como é realizado o monitoramento da lagoa, conhecer o ecossistema do local, além do canal extravasor e vertedouro, inaugurados no último mês. As atividades serão realizadas semanalmente e os professores podem agendar as visitas na coordenadoria de Recursos Hídricos da secretaria municipal de Ambiente.
- Este trabalho é muito interessante, pois quando o aluno vivencia, aprende muito mais. Esta iniciativa é espetacular, não só pelo aspecto ambiental, mas também pelo social. Este trabalho de conscientização é fundamental para formar o cidadão e também para conscientizar as ações de cada um, para que no futuro todos possam desfrutar e aproveitar este ecossistema”, afirmou a professora de biologia Márcia Alfradique.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, acompanhou as duas primeiras expedições na lagoa e salientou que este trabalho contempla uma etapa do seu monitoramento, que é a educação ambiental no local, considerada uma das mais importantes para a preservação da mesma.
- Este trabalho de conscientização dos jovens é fundamental, para que eles possam preservar a lagoa e usá-la de forma sustentável. A aula inaugural deste projeto superou as nossas expectativas, devido ao entusiasmo e interesse dos jovens. Acredito que conseguimos mostrar a importância da Lagoa de Imboassica para o município e como eles podem nos ajudar a preservá-la”, enfatizou.
Os alunos aprovaram o projeto. “Sempre vi a a lagoa pelo outro lado (da rodovia) e não sabia como era a realidade do lado de cá. Esta atividade é muito válida”, disse Isabela Cantarino; “Não sabia da existência do canal extravasor, e hoje aprendemos a função dele”, complementou Larissa Daudt; “Gostei de conhecer a lagoa, vim para Macaé este ano e é sempre bom saber sobre os ambientes que existem aqui”, finalizou Thaís Freesz.