Foto: Divulgação
Implementação deste sistema permite que a Educação de Macaé cumpra com mais eficiente as demandas do Mec
A Secretaria de Educação de Macaé reuniu, nesta semana, em sua sede, 50 profissionais da área de educação para mais uma aula do curso gestão dos Programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os cursistas foram divididos em duas turmas, uma na parte da manhã, de 9h às 12h. E outra à tarde, de 14h às 17h. Foi a sétima aula de um curso dividido em dez encontros. Nesta etapa, os profissionais aprenderam a lidar com o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort).
Segundo a coordenadora, Roze Tomaz, trata-se de um Sistema informatizado que facilita, registra e controla o remanejamento de livros e a distribuição da Reserva Técnica, permitindo a otimização da utilização dos livros pelos alunos, além de promover um controle gerencial do PNLD, no FNDE, estados, municípios e escolas.
- A implementação deste sistema permite que a Educação de Macaé cumpra, de maneira muito mais eficiente as demandas do Mec, explica Roze, destacando que a necessidade do sistema se fez perceber através de resultados em pesquisas realizadas pelo Governo Federal. “Dados oficiais do Censo Escolar comprovam que sobra livros nos estados e, ao mesmo tempo, existe a reclamação de falta de livros. Essa constatação nos levou a uma necessidade de um remanejamento e o Siscort viabiliza este procedimento de maneira rápida e simples. Através dele, a Secretaria de Educação tem controle sobre a quantidade enviado e a devolução de todos os livros pelos alunos no final do ano letivo”, completou.
O encontro também serviu para a entrega do material publicitário que será distribuído nas escolas para a campanha de preservação do livro didático. Além disso, os cursistas puderam ter acesso aos resultados da campanha este ano. De acordo com a aluna, Elisângela de Oliveira Amado, que atua como diretora adjunta em uma escola da rede municipal de Macaé, as aulas dão ao profissional que atua com educação um diferencial na hora de botar os programas do MEC em prática. “O curso põe a gente em sintonia para conseguir envolver professores e alunos nesta luta”, elogiou.
Acessando o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) no site eletrônico do FNDE, as escolas das redes públicas podem verificar a disponibilidade de livros nas unidades educacionais mais próximas e registrar possíveis sobras em sua instituição.
Anualmente, o FNDE adquire, com base na prévia do censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos das escolas públicas no ano seguinte. Apesar da projeção estatística feita pelo Inep, pode haver diferença entre o alunado estimado e as matrículas efetivamente realizadas, ocasionando falta ou sobra localizada de obras.
A solução para este problema está no Siscort, que informa o número de títulos enviados para cada escola, permitindo que a instituição, após informar o seu alunado real, saiba automaticamente se e onde há excesso ou escassez de livros, por disciplina e por série.