A realização dos cursos foi tratada em uma reunião
Implementar cursos para produtores rurais é a proposta da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional da Prefeitura de Macaé, que está se preparando para lançar, no segundo semestre, uma grade de cursos na educação à distância específicos para os que atuam na produção rural local. A previsão é que sejam oferecidas aulas de suinocultura, produção de derivados do leite, fabricação de doces em compotas e técnicas de cultivo de vegetais.
Para tratar dos cursos, recentemente o Secretário Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, participou de uma reunião com o diretor do Sindicato Rural, Thiago José, e o Secretário Adjunto de Patrimônio, Sebastião Carneiro. A finalidade é garantir que o produtor local esteja cada vez mais apto para fornecer gêneros alimentícios inclusive para merenda escolar do município e para a população, que são disponibilizados nas feiras que acontecem no município
"Os trabalhadores rurais necessitam de qualificação, para que possam aprender técnicas que garantam a qualidade e eficiência da produção. Dessa forma, a renda familiar vai aumentar. Macaé tem grande potencial agropecuário, com poder para contribuir, e muito, para o desenvolvimento econômico da cidade. Vamos dar maior atenção aos produtores", ressalta Denis Madureira.
Durante as aulas presenciais, a Secretaria de Educação reforça a merenda escolar com a agricultura familiar. A iniciativa valoriza a alimentação local com cardápio balanceado e nutritivo com produtos como batata doce, alface, cebolinha, couve, cebola, salsa e banana prata. Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.