Representantes da Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé participaram de duas reuniões, nesta semana, que seguem o Plano de Retorno das Atividades Presenciais Educacionais. Um encontro foi com integrantes do colegiado e Sindicato dos Professores (Sepe). Já a outra reunião foi virtual com representantes da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde , Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, além de diretores do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O objetivo foi tratar de questões específicas para atendimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e familiares dos estudantes na volta às aulas presenciais.
Entre os assuntos destacados com os gestores das escolas municipais estão dúvidas sobre questões epidemiológicas e referentes à vigilância sanitária. O foco foi apresentar esclarecimentos sobre os procedimentos do protocolo de retorno às aulas. Desde o início da gestão, a Secretaria de Educação tem realizado encontros específicos para reforçar o diálogo para uma volta segura para alunos e profissionais. Vale lembrar, que os espaços escolares também estão recebendo visitas técnicas da Secretaria de Educação e Coordenação Especial de Vigilância Sanitária para verificação da adequação dos espaços escolares.
Além disso, também seguem as obras e manutenção das unidades municipais de ensino, que estão acontecendo desde o início da gestão do governo municipal, para assegurar que, em breve, todos 42 mil alunos tenham seu retorno garantido presencialmente todos os dias da semana.
Plano - O Plano de Retorno das Atividades Presenciais Educacionais conta com a elaboração e colaboração dos seguintes representantes: colegiado de diretores, diretores convidados, representantes de professores supervisores de ensino, professores orientadores pedagógicos e educacionais, através de nove grupos de trabalho. O documento está disponível aqui no site oficial da prefeitura e trata de orientações específicas para atendimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e familiares dos estudantes.
O plano destaca questões específicas. São elas: orientações gerais sobre entrada, permanência e saída da escola, monitoramento da situação de saúde das pessoas, diretrizes para alimentação escolar ( realização de refeições dentro da sala de aula e no refeitório). O documento também abrange diretrizes para transporte escolar (orientação aos condutores, monitores, famílias e estudantes e utilização dos veículos. No interior das unidades haverá regras e orientações sobre a locomoção no transporte escolar. Os veículos deverão seguir regras específicas.
A documentação abrange também diretrizes para limpeza e desinfecção dos ambientes (procedimentos de limpeza por área e recolhimento de lixo). Também são destacados o atendimento voltado para atender as especificidades da Educação Infantil (cuidado com as crianças, ações de cuidado no espaço escolar, ações no atendimento presencial, cuidado no atendimento aos pais e ou responsáveis, organização semanal, horários de entrada e saída e distribuição da carga horária).