
Foto: Arquivo Secom
A regulamentação do Programa Auxílio Material Didático e Uniforme Escolar para o primeiro semestre letivo de 2026 foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (22)
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé publicou, nesta quinta-feira (22), a portaria 001/2026, que define as regras de operacionalização da primeira parcela do Programa Auxílio Material Didático e Uniforme Escolar (Cartão Educa Mais Macaé) no ano letivo de 2026. A iniciativa é fundamentada na Lei Municipal nº 4.968/2022 e no Decreto Municipal nº 011/2023, que instituem e regulamentam o programa no município.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Matias Mendes, a medida vai injetar cerca de R$ 20 milhões na economia local, beneficiando aproximadamente 40 mil estudantes da rede pública municipal de ensino. O objetivo é garantir melhores condições de aprendizagem, promover a equidade no acesso a materiais escolares e uniformes, além de fortalecer o comércio local.
“Com a regulamentação da primeira parcela do Cartão Educa Mais Macaé, damos mais um passo concreto na garantia do direito à educação com dignidade e equidade. Esse investimento assegura que nossos estudantes iniciem o ano letivo com os materiais e uniformes adequados, reduzindo desigualdades e fortalecendo o processo de aprendizagem. Além disso, é uma política pública que também movimenta a economia local, valorizando o comércio do município. É um compromisso da gestão com as famílias macaenses e com uma educação pública cada vez mais inclusiva e de qualidade”, frisa o secretário.