logo

Educação e colegiado discutem Retorno das Atividades Presenciais

13/08/2021 14:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação Educação

Encontro aconteceu nesta sexta-feira na Cidade Universitária

Representantes da Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé estiveram, na manhã desta quinta-feira (12), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com integrantes do colegiado e diretores de escolas municipais para tratar da adaptação do Plano de Retorno das Atividades Presenciais Educacionais. O objetivo foi apresentar propostas de atendimento aos alunos no ensino presencial, síncrono e assíncrono.

Durante o encontro também foram destacados organização semanal, horários de entrada e saída e distribuição da carga horária. As reuniões seguem o Plano de Retorno das Atividades Presenciais Educacionais.

O Plano conta com a elaboração e colaboração dos seguintes representantes: colegiado de diretores, diretores convidados, representantes de professores supervisores de ensino, professores orientadores pedagógicos e educacionais, através de nove grupos de trabalho. O documento está disponível aqui no site oficial da Prefeitura e trata de orientações específicas para atendimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e familiares dos estudantes.

O documento relaciona a educação do município no contexto da pandemia, a articulação entre as secretarias municipais, as diretrizes epidemiológicas, os principais indicadores sanitários para retomada das aulas presenciais e as diretrizes de segurança sanitária. Nele também se estabelece adequação da estrutura física das escolas, monitoramento da situação de saúde das pessoas, diretrizes para conduta em casos suspeitos ou confirmados, alimentação, transporte, higienização e sanitização dos espaços físicos. Além disso, foram elaboradas ações de acolhimento, gestão de pessoal, alunos e famílias e prática pedagógica. O documento foi criado a partir de diálogo com o Ministério Público, médicos pediatras e outros profissionais, já que o assunto é de interesse geral da população.