Educação e IJCA iniciam o curso de Mecânica e Injeção Eletrônica

15/02/2011 11:45:22 - Jornalista: Waleska Freire

Começou nesta segunda-feira (14) o curso de Mecânica e Injeção Eletrônica do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As aulas serão ministradas no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), e vão beneficiar 17 pessoas. Para o próximo semestre, a previsão é de mais duas turmas para os cursos de Pintura e Lanternagem ou Elétrica/Refrigeração com 15 alunos por turma, totalizando 30 pessoas.

O IJCA é o braço social das empresas Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Viação Cometa, Expresso do Sul, Rápido Macaense e Rápido Ribeirão Preto. A parceria com o município foi firmada durante a gestão da vice-prefeita, Marilena Garcia na Secretaria de Educação, durante a reformulação do passe escolar. O trabalho está sendo executado pelo secretário de Educação, Guto Garcia.

- Os cursos em parceria com o IJCA atendem a uma demanda do mercado de Macaé na área de qualificação profissional. Planejamos para 2012 ampliar a oferta do número de vagas e de cursos, comentou.

Os cursos terão duração de seis meses e são totalmente gratuitos. Eles fazem parte do Programa Oficina do Ensino do IJCA. O público-alvo desses cursos é jovem de 18 a 24 anos que esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio; tenha renda familiar de até três quartos de salário mínimo por cada integrante da família.

O Instituto oferece aos alunos vale transporte, lanche durante o período de aulas, além de todo o material de apoio para as aulas (uniformes e equipamentos de proteção). A Secretaria Municipal de Educação possui uma equipe multidisciplinar específica para atuar com o IJCA, faz as inscrições e oferece a infra-estrutura para as aulas teóricas dos cursos.

Desde 2005, 717 alunos já foram formados pelo IJCA nos seguintes cursos: Mecânica/Injeção Eletrônica, Elétrica/Refrigeração Veicular, Pintura Automotiva, Auxiliar de Plataforma Rodoviária, Auxiliar Administrativo e Lanternagem. 65 % desses jovens já foram empregados através do canal de intermediação de mão de obra dos alunos formados pelo Programa, o Via do Emprego.

A expectativa é que para o ano de 2012 todos os cursos estejam inseridos dentro da Lei de Aprendizagem. Além da parceria com o IJCA, o Cetep possui cursos em parceria com a Petrobras através do Prodesmar e com o Senai por meio do programa Educa Mais. Este ano cerca de 300 pessoas já se qualificaram no Cetep.