logo

Educação entrega instrumentos musicais nas escolas

25/05/2015 16:04:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade

Foto: João Barreto

A atividade funciona como terapia ocupacional para os alunos

A secretaria de Educação está entregando instrumentos musicais às bandas das escolas da rede municipal. Nesta segunda-feira (25), a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira recebeu 15 escaletas, cinco liras e dezenas de baquetas. Nesta terça-feira (26), às 10h, é a vez da Escola Municipal Cláudio Moacyr. E, na sexta-feira (29), às 9h, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Na próxima semana, Generino Teotônio de Luna e Carolina Curvello Benjamim também receberão equipamentos. Os ensaios na Polivalente começam nesta segunda. Todas as bandas estão a todo vapor organizando os ensaios e coreografias para o desfile cívico, dia 29 de julho, aniversário da cidade.

O coordenador das bandas, Luiz Carlos Pereira e os regentes, Hélio Rodrigues e Jeferson Povoa, ressaltam que o trabalho realizado através das bandas é uma terapia ocupacional para os alunos, desenvolvendo a interatividade e o lado artístico de cada um. Os alunos que se destacam são encaminhados para aulas de instrumentos de sopro (sax, flauta, clarinete, percussão, e os de metal trompa, trombone, tuba, trompete), nas sociedades musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora.

Com 882 alunos do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental, a Polivalente Anísio Teixeira, possui parcerias com empresas e instituições como Nupem/UFRJ, Odebrecht e Michelin. Para as diretoras Sônia Maria e Carla Clemente as parcerias são importantes para concluir o laboratório de ciências, implantar o de robótica e fazer uma pista de atletismo no espaço do pátio.

Atualmente, oito escolas da rede possuem bandas marciais: Oscar Cordeiro, Ancyra Pimentel, Claudio Moacyr, Jacyra Durval, Carolina Curvelo Benjamim, Maria Izabel Damasceno, Elza Ibrahim e Polivalente Anísio Teixeira. Cada uma possui, em média, 40 integrantes na formação sem contar o corpo coreográfico regido por 16 instrutores.

O secretário de Educação, Guto Garcia, pretende buscar, em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a implantação do curso de licenciatura em Educação Musical. "Temos que incentivar os estudantes da rede municipal para iniciação musical, interagir alunos e comunidade e revelar talentos através das bandas. Para as apresentações nos desfiles, alunos, pais, responsáveis e moradores de diversos bairros, músicos e coreógrafos estão treinando bastante nas unidades. Na Escola Zelita Rocha existe o trabalho de musicalização que inclui a participação dos pais dos alunos. Vamos dar todo apoio às bandas das escolas municipais".

Novas Ações - Além da entrega na unidade municipal Polivalente Anísio Teixeira, a secretaria de Educação está definindo a distribuição de instrumentos para formação da nova banda da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa). A expectativa, segundo a direção da unidade, é contar com um expressivo número de estudantes.

Por meio da formação das bandas escolares e preparação dos alunos-músicos, a intenção é reforçar a valorização do projeto, que também destaca talentos e habilidades. Para fazer parte das bandas escolares, os alunos devem frequentar regularmente as aulas. Hoje, mais de 200 alunos da rede municipal participam das corporações. Os alunos na faixa de 10 a 17 anos devem frequentar, regularmente, as aulas. Os ensaios acontecem nos horários divergentes aos de aula.

Segundo Guto Garcia, o projeto tem como finalidade promover o desenvolvimento social e cultural do estudante e o fortalecimento do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade criativa. “Temos a proposta de ampliar o projeto e criar a Banda Marcial da Secretaria de Educação”.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Andrea Martins, a entrega de instrumentos representa o desenvolvimento cultural nas unidades municipais. “Esta é a oportunidade para despertar interesse dos alunos diante da música. Com a chegada de novos instrumentos a expectativa é que novos alunos desejem fazer parte das bandas”, comentou, observando que para fomentar as atividades voltadas para a arte nas escolas, a Secretaria de Educação criou, recentemente, a Coordenação de Cultura.

A coordenadora Ângela Terra, falou sobre o valor da música no ambiente escolar. “Este projeto visa o desenvolvimento do processo de ensino, habilidades e sensibilidade dos alunos”, ressaltou, pontuando que a secretaria também receberá novos instrumentos de bandas como agogô e flauta.

Projeto - A intenção do projeto Bandas Escolares é socializar cada vez mais os 16 instrutores de bandas nas aulas. Com o trabalho, a Banda da secretaria de Educação promove diversas apresentações em vários espaços e eventos, além dos escolares.