As aulas da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon serão retomadas, nesta segunda-feira (6), em novo endereço. A unidade passará a funcionar no prédio que sediava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 200, no Centro da cidade.
Havia quatro anos que os mais de 600 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estudavam no prédio do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, localizado na rua Francisco Portela, 410, também no Centro.
O endereço original da E.M. Eda Moreira Daflon era na rua Marechal Deodoro, bairro Imbetiba. Mas a diretora, Rosely Rodrigues, considera que há vantagens no novo endereço no Centro. Ela disse ainda que, em reunião entre responsáveis pelos estudantes e docentes, tanto os pais, quanto os alunos apoiaram a mudança para a antiga sede da Fafima.
"Temos estudantes residentes em diversos bairros da cidade. Estarmos em uma área central, próxima ao trabalho dos responsáveis, favorece a muitas famílias", frisa.
Esta semana, a equipe escolar está trabalhando na decoração do novo espaço para receber os alunos. A meta, a partir do reinício das aulas, é colocar em prática novos projetos pedagógicos.
"Esperamos que este ano seja de novas realizações e conquistas. Continuar a transformar nossos alunos com ensino de qualidade, como sempre nos propusemos a fazer, é o nosso objetivo. Isso é a realização de um sonho, que contribuirá para a aprendizagem dos nossos estudantes", completa Rosely.
Novas mudanças
A Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, em breve, também estará de mudança. Entretanto, a unidade retornará ao seu endereço original, no bairro Sol y Mar.
Desde o início do ano letivo de 2020, a escola está funcionando no antigo prédio do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac), bairro Novo Cavaleiros. A mudança foi necessária devido a uma obra de intervenção preventiva na sede da escola.
"Logo após a mudança, veio a pandemia. Com a distância, mais de 90% dos nossos alunos passaram a utilizar transporte escolar. Agora, a empresa responsável pela obra terminou o reparo da fundação, estrutura do prédio, e a Secretaria de Educação está concluindo a reforma e adequação do espaço para o nosso retorno. Temos uma história no bairro", informou a diretora adjunta, Francisca Furtado.
"Com isso, gostaríamos de tranquilizar a nossa comunidade. Nós voltaremos para o Sol y Mar no início do segundo semestre. A previsão é iniciar o terceiro bimestre no endereço de origem", completa.