Foto: Maurício Porão
Levantamento técnico aponta as necessidades das escolas
A melhoria da estrutura física de 30 escolas municipais, considerada prioridade no início do ano letivo, segue neste período de recesso. Os trabalhos voltaram na segunda-feira (15), já que a volta às aulas será no dia 30 de julho. As escolas contempladas estão situadas na região central, na serra e nos bairros com maior demanda de estudantes como Lagomar, Parque Aeroporto e Aroeira. A intenção é melhor receber os alunos no segundo semestre letivo.
Para a escolha, houve reuniões setoriais com diretores das escolas e feito um levantamento técnico para detectar quais as unidades com mais necessidade. Conforme os problemas apresentados, as escolas recebem obras como reparos, reformas e ampliação.
A Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco (Sol y Mar) teve substituído o telhado, está em fase de pintura e vai receber um espaço para lazer. Já o Colégio Municipal Botafogo está na etapa final de colocação de novas janelas e portas, reparos nas esquadrias e revisão geral. A unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) recebe reparos hidráulicos, elétricos e substituição de portas.
A Escola Municipal Maria Angélica Oliveira das Dores ganha pintura e construção de quatro salas de aula. A Escola Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) foi contemplada com reforma geral do telhado e construção de uma área de convivência, dedicada aos estudantes; o Ciep Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda) também conta com reparos; a Escola Professor Emilson de Jesus Machado (Aeroporto) recebe reforma da cozinha e da área de serviço, construção da sala de informática e depósito para almoxarife.
Na lista também estão as escolas Alcina Muzzi de Jesus (Sana) com a construção e pintura do segundo pavimento da escola e reparos hidráulicos e elétricos; Generino Teotônio de Luna com reforma e construção de refeitório; Almir Francisco Lapa com reparos hidráulicos, elétricos e de pisos. As unidades Alcides Ramos e Coquinho também são contempladas com reformas: a primeira ganha pintura completa e a segunda, além de pintura, é beneficiada com construção de quatro salas de aula que vão substituir as demolidas. Ainda contam com manutenção a Escola Parque Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamim (Trapiche) com construção de cinco salas de aula - três já estão prontas.
Outra iniciativa da Prefeitura de Macaé para melhor atender aos estudantes da rede municipal é a execução de reformas emergenciais em todas as 102 escolas da rede. Entre os serviços realizados estão limpeza de cisternas e caixas de água, capina e manutenção corretiva e preventiva nas redes hidráulica e elétrica. A intenção da prefeitura é priorizar a qualidade dos espaços escolares em prol do processo ensino-aprendizagem.
Além disso, o governo municipal vai realizar, no decorrer do ano letivo, reparos como limpeza, construção de cisternas e caixas de água e manutenção de bombas de água nas escolas que apresentam demanda e solicitam os serviços junto à equipe de Infraestrutura e Manutenção da Secretaria de Educação.
Lista das 30 escolas contempladas:
1. Escola Municipal Professora Hilda Ramos Machado (Centro);
2. Colégio Colégio Estadual Municipalizado Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar);
. Colégio Estadual Municipalizado Coquinho (Praia Campista);
4. Escola Municipal Arléia Carvalho José (Botafogo);
5. Escola Municipal Eléia Tatagiba de Azevedo (Aroeira);
6. Colégio Municipal Aroeira ( Aroeira);
7. Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira –
(Costa do Sol);
8. Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo
Franco – (Sol y Mar);
9. Colégio Municipal Botafogo (Botafogo);
10. Ciep Professora Darcy Ribeiro (Nova Holanda);
11. Escola Municipal Professor Samuel Brust (Barra de Macaé);
12. Escola Municipal Almir Francisco Lapa (Vivendas da Barra);
13. Escola Municipal Onilda Maria da Costa (Lagomar);
14. Escola Municipal Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto);
15. Escola Municipal Professor Emilson de Jesus Machado (Aeroporto);
16. Escola Municipal Onilda Maria da Costa – (Lagomar);
17. Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna – ( Virgem Santa);
18. Escola Municipal Aterrado do Imburo (Imburo);
19. Escola Municipal Renato Martins (Ajuda de Cima);
20. ; Maria Angélica Oliveira das Dores (Lagomar);
21. Escola Parque Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamim (Trapiche);
22. Escola Municipal Alcina Muzzy de Jesus (Sana);
23. Escola Municipal Joaquim Breves (Glicério);
24. Escola Municipal Carolina Curvello Benjamim (Glicério);
25. Escola Municipal Raul Veiga (Glicério);
26. Escola Municipal Therezinha Lourenço da Silva (Glicério);
27. Colégio Municipal Pedro Adami (Córrego do Ouro);
28. Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade);
29. Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello (Frade);
30. Escola Municipal Professora Maria Pereira (Óleo).