O evento “O Ninho da Estudeira" está sendo organizado pela empresa junior da FeMASS (CASE) e possui como público alvo todos os alunos de ensino superior interessados no Movimento Empresa Júnior (MEJ), principalmente os que estão no processo seletivo da CASE ou outras instituições. O objetivo do evento, que está acontecendo no Auditório do Bloco A na Cidade Universitária, é contar a história do Movimento Empresa Júnior, a história da Empresa Júnior da FeMASS e explicar as associações que existem a nível nacional.
A programação começou na última terça-feira (26) com a participação especial de Klarissa Kreile, assessora de formação empreendedora na RioJunior. Ela falou sobre a Federação Estadual de Empresas Juniores (RioJunior), assim como pautas sobre ética e a importância de ser empreendedor na região e no país.
Nesta quarta-feira (27) é a vez de receber FredJoger Mendes, líder reconhecido no mercado local por se preocupar com os temas de Inovação e liderança, e engenheiro de produção na empresa Vallourec. A pauta será sobre qual é o papel do líder em um time.
Para finalizar, na quinta-feira (28) acontecerá uma dinâmica em grupo onde todos os empresários juniores e alunos serão divididos em grupos para execução de atividades com a finalidade de pôr em prática os conceitos aprendidos durante todo o evento da CASE.
Segundo Raphael de Medeiros Laurindo, Diretor Executivo na CASE e membro do comitê de ética da RioJunior, o foco do evento é trazer mais da história do movimento das empresas juniores e da importância de empreender no Brasil nos dias de hoje.
“No primeiro dia falamos sobre ética, integridade e entendemos mais sobre a legislação. A ideia é trazer mais brilho no olhar do empreendedor, dos alunos que querem ingressar nas empresas juniores e praticar o que estão aprendendo”, disse Raphael.
O evento está acontecendo na etapa final do processo seletivo da CASE, onde existem aproximadamente 17 alunos interessados em fazer parte do time. Até o último dia do evento haverá mais convidados especiais de outras empresas juniores da região: Focus Consultoria, RootLocus, Catena Consultoria, ECOlagos, Lignum Ambiental e Farmac Jr.
Curiosidades
O evento se chama "O Ninho da Estudeira" porque a mascote da CASE Empresa Júnior é uma coruja buraqueira (espécie de coruja local de Macaé), apelidada carinhosamente de Estudeira. As corujas representam principalmente a sabedoria, que o MEJ busca levar para os alunos do ensino superior.
Atualmente existem 74 Empresas Juniores federadas no estado do Rio. No Brasil, esse número sobe para quase 1.500. Vinte e três mil empresários juniores estão presentes em 210 instituições de ensino superior. No ano passado o MEJ foi responsável por movimentar 70 milhões de reais em todo o país.