Educação faz avaliação institucional em escolas da rede

18/04/2006 16:01:56 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria de Educação de Macaé aplicou nesta segunda (17) e terça-feira (18) a primeira avaliação do ano nos alunos das escolas de ensino fundamental nas turmas de terceira, quinta, sexta e sétima séries.

A secretária Milmar Pinheiro falou sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (SAEM). “A avaliação tem o caráter de diagnóstico. A previsão é que sejam avaliados 10 mil alunos. A avaliação é feita duas vezes ao ano: a segunda será em outubro. Esse trabalho tem por objetivo conhecer a realidade de cada escola da rede municipal, com a análise dos desafios a serem superados, para elevar a qualidade de ensino”, ressaltou Milmar.

As professoras Regina Célia Nascimento, Bernadete Mara Coutinho e Norma Tanus estão à frente da Coordenação de Projetos Especiais e de Modernização e Qualificação do Ensino (COPEMQUE). “Diante do desempenho dos alunos, a escola sabe o que a criança aprendeu de uma série para outra e o que precisa ser trabalhado para sanar suas dificuldades. A avaliação institucional é da rede, externa, o que não impede que a escola faça um trabalho em particular com seus alunos”, afirmou a coordenadora Reina Célia.

Regina explicou que o trabalho do professor também é avaliado. “Com base nessa análise, o professor planeja as ações necessárias para trabalhar as dificuldades dos alunos: o que a criança tem aprendido do conteúdo ensinado”, disse a coordenadora. Se a criança tem dificuldades em cálculos, por exemplo, o professor vai trabalhar as noções de quantidade, valores, números.

Segundo a coordenadora Bernadete Mara, a análise dos dados é discutida em reuniões das quais participam integrantes do Departamento Pedagógico da Secretaria e diretores das escolas avaliadas. “O resultado dessa primeira avaliação é devolvido às escolas em tempo hábil, para que cada uma aproveite o ano letivo na implementação do ensino nas áreas em que os alunos têm dificuldade, com o objetivo de saná-las”, disse Bernadete.

Bernadete explicou que a segunda avaliação, feita em outubro, mostra o desempenho do aluno e a eficácia do ensino, em função das ações implementadas pelas escolas e professores após a primeira avaliação. Ao mesmo tempo, serve de instrumento para dar continuidade às ações até o fim das aulas e no ano letivo seguinte.

Nesta terça-feira, 175 alunos do terceiro e quinto anos da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar participaram da avaliação. A diretora da escola, Andréa Pereira Carvalho, fala do evento. “É um trabalho extremamente positivo para a escola e o professor. A avaliação não destoa do nível escolar dos alunos. É, em suma, a avaliação do próprio sistema de ensino, visando à melhor qualidade”, observou Andréa.