logo

Educação Física na Educação Infantil será destaque para professores

19/08/2011 15:32:16 - Jornalista: Joice Trindade

"Diretrizes da Educação Física na Educação Infantil". Este é o tema do encontro que vai acontecer na próxima terça-feira (23), na Subsecretaria de Educação Infantil, das 8h30 às 12h. A finalidade é estudar a fundamentação teórica e específica da legislação para que a educação física seja integrada à proposta pedagógica do segmento como componente curricular que se ajusta às faixas etárias e especificidades da criança.

A programação conta com a participação dos professores de Educação Física de oito unidades de Educação Infantil. São elas Anna Benedicta da Silva Santos, Christos Jean Kousolas, Cecília Tourinho Furtado, Hilda Ramos, Laura Sueli de Campos Bacelar, Professora Maria Angélica das Dôres, Emilson de Jesus Macahdo e Wanderley Quintino Teixeira.

Para o Secretário de Educação, Guto Garcia, a programação dedicada aos profissionais da Educação Física tem como objetivo garantir um ensino de qualidade, voltado para ações que contribuam com as características psicológicas e fisiológicas dos alunos. "Para isso vamos fortalecer a Educação Física no segmento”, ressalta.

Já a coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso, aponta que a presença de um professor de Educação Física na Educação Infantil garante o desenvolvimento da comunicação, compreensão, leitura, interação e envolvimento, além da promoção da evolução da criança por intermédio das manifestações corporais, do movimento, do jogo e das atividades lúdicas.

“Essas capacidades são exercitadas pelos profissionais que capacitados e conscientes da importância do trabalho com os estudantes menores, exercem atividades direcionadas ao seu desenvolvimento, características e necessidades como forma de melhor acompanhar seu desempenho. Contribuindo assim, para um desenvolvimento pleno”, pontua.

No decorrer do evento, também haverá avaliação das atividades executadas no primeiro semestre e a socialização de documentos e sugestões de atividades, que devem compor o “Báu Coletivo”. De acordo Walquíria Barroso, o baú será uma ferramenta primordial para integrar atividades, que já foram experimentadas nas unidades de ensino e podem se consolidar no planejamento escolar.

“A intenção é facilitar o momento de planejamento do professor de Educação Física com atividades que vão contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Este manual, que foi intitulado Báu Coletivo, poderá ser socializado por professores que atuam nas salas de aula”, destaca.

Gincana - Os participantes do encontro também vão fazer parte da comissão, que vai definir o regulamento da gincana "Brincar é coisa séria". A programação esportiva vai acontecer no dia 18 de outubro, das 8h30 às 12h, no Ginásio Poliesportivo. Segundo Walquíria Barroso o evento será um momento para vivenciar e partilhar diversas atividades.

“O objetivo da gincana é integrar os alunos, pois brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças, que estudam no segmento. Através das brincadeiras, as crianças aprendem mais sobre si, ampliam seus conhecimentos, conversam com adultos e crianças e exploram os objetos. Um dos destaques é a socialização do grupo e o respeito ao próximo”, explica Walquíria Barroso.