Foto: Divulgação
O objetivo é possibilitar o destino correto dos resíduos que prejudicam o meio ambiente, como plástico, papel, vidro, entre outros materiais
A Secretaria de Educação implantou, na semana passada, o projeto “Reciclar é preciso”. O objetivo principal é reduzir a utilização de copos descartáveis, trocando pelo uso de canecas individuais e, possibilitar o destino correto dos resíduos que prejudicam o meio ambiente, como plástico, papel, vidro, entre outros materiais.
Para realizar a coleta seletiva foram espalhados nos três andares da secretaria recipientes adequados para armazenar cada tipo de material. As lixeiras foram doadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e pela equipe do projeto “Escola em Ação”. Esses materiais são recolhidos duas vezes por semana por uma Kombi encaminhados para a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, localizada no bairro novo Botafogo e para empresa Transforma que é parceira no projeto.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, afirma que a Secretaria de Educação não poderia deixar de realizar esse projeto, principalmente quando se fala em desenvolvimento sustentável.
- O nosso planeta passa por transformações no meio ambiente e atitudes como essas ajudam muito a preservar o nosso ecossistema. O destino correto dos resíduos é, sem dúvida, uma iniciativa que contribui muito para preservar o meio ambiente.
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Conceição de Maria Rosa, explica que o trabalho de conscientização e sensibilização entre os funcionários da secretaria é realizado por meio de palestras.
- Além de realizarmos palestras sempre, principalmente com os novos servidores, nós realizamos o nosso trabalho através de informativos enviados via e-mail, uma vez que a nossa intenção é diminuir cada vez mais a utilização de papel em nossa secretaria, acrescentou.
O coordenador de Meio Ambiente da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Amauri Chaves Júnior, informa que o projeto está tendo uma boa adesão entre os funcionários da secretaria. “O nosso trabalho de conscientização e sensibilização é realizado diariamente, pois os resultados só veremos em longo prazo, conclui.
Saiba o tempo decomposição de cada material:
Aço- mais de 100 anos
Alumínio- 200 a 500 anos
Chicletes- 5 anos
Corda de nylon- 30 anos
Embalagens Longa Vida- até 100 anos (alumínio)
Esponjas- indeterminado
Filtros de cigarros- 5 anos
Isopor- indeterminado
Louças- indeterminado
Luvas de borracha- indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)- cerca de 450 anos
Papel e papelão- cerca de 6 meses
Plásticos- até 450 anos