logo

Educação Infantil de Macaé recebe elogios da PUC-RJ

19/12/2011 07:11:53 - Jornalista: Joice Trindade

O trabalho da Educação Infantil de Macaé desenvolvido durante os últimos dez anos foi alvo de pesquisa do grupo de Pesquisa, Infância, Formação e Cultura- Infoc do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Os resultados da pesquisa “Educação Infantil e Formação de Profissionais no Estado do Rio de Janeiro: Concepções e Ações” foram apresentados na última terça-feira, dia 13, no auditório RDC da PUC, às 14h, onde foram elogiados os resultados de Macaé.

A pesquisa que foi realizada entre os anos de 1999 e 2009 tem o objetivo de destacar o diagnóstico da Educação Infantil nos municípios do estado do Rio de Janeiro, quanto às políticas do segmento, gestão e formação, traçando assim o balanço da década.

Segundo o Secretário de Educação, prof. Guto Garcia, o resultado será de suma importância para enfocar os pontos e fatores relevantes que aconteceram nas salas de aula da Educação Infantil. “Temos muito a comemorar, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, criou no ano de 2009, a primeira subsecretaria voltada para o segmento infantil do Brasil. Este foi um ponto mais do que positivo diante do contexto educacional”, salienta.

Guto destaca também que a pesquisa foi fundamental para avaliar e analisar o ensino oferecido para as crianças na faixa de dois a seis anos. “Os trabalhos da pasta são norteados pelos princípios e diretrizes da Educação Infantil. Atualmente, a rede municipal de ensino atende um total de 57 unidades com a Educação Infantil . Ao todo são 736 professores do segmento, que são pautados na proposta de manter um ensino de qualidade para 8.342 alunos”, ressalta.

Execuções - As ações desenvolvidas no segmento da Educação Infantil estão sendo alvos de elogios dos participantes do Fórum Permanente de Educação Infantil, que este ano aconteceu no SinproRio.

Durante a programação, a equipe pedagógica da subsecretaria de Educação Infantil debateu temas como Plano Nacional de Educação, além de outros ligados às políticas públicas voltadas para a Educação Infantil. O objetivo do evento foi que os grupos de vários municípios fluminenses discutissem as questões. “A pasta se baseia no preceito de que a primeira etapa da Educação Básica prioriza o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade abrangendo os aspectos psicológicos, físicos, cognitivo e social”, explica o Secretário de Educação, Guto Garcia.

Ele pontua que as ações que buscam a melhoria da qualidade do ensino do segmento marcaram o ano letivo e vão se estender em 2012. O professor Guto Garcia pontua projetos como a instalação de parquinhos em unidades com espaços adequados e de novas unidades , cinco delas com recursos provenientes do orçamento participativo e duas com orçamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC-2).

“ A Secretaria de Educação também está priorizando a atuação do profissional de Educação Física na Educação Infantil, fator que está contribuindo com o desenvolvimento com o desenvolvimento do contexto educacional”, finaliza o secretário, ao lembrar que os alunos da Educação Infantil estão saindo preparados para a continuidade dos estudos.